SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Festival vai promover o hábito da leitura entre pré-leitores e idosos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/08/2013 14:01 / atualizado em 16/08/2013 14:29

Com oficinas voltadas para grávidas, bebês, pré-leitores e idosos, o Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler Todas as Letras vai destacar o lado divertido da leitura. A partir do dia 23, o Distrito Federal vai receber escritores e ilustradores infantis para debater o prazer da leitura e o encontro das gerações com os livros.

O projeto é uma iniciativa da jornalista Alessandra Roscoe, autora de 18 livros e coordenadora de quatro projetos de incentivo à leitura para grávidas, bebês, pré-leitores e idosos. O festival junta a experiência do clube de bebês leitores Uni Duni Ler, que estimula a leitura como brincadeira, às práticas da oficina Caixinhas de Guardar o Tempo, que trabalha histórias infantis como resgate de memória com idosos e pacientes de Alzheimer.

O festival ocorrerá em duas etapas. A primeira delas, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, contará com a participação dos escritores/ilustradores Jonas Ribeiro, de São Paulo, e Marília Pirillo, do Rio de Janeiro. A eles, somam-se os convidados especiais Carlos Laredo e Clarice Cardell, da companhia teatral para bebês La Casa Incierta, da Espanha, Ana Paula Bernardes e Tino Freitas, dos Roedores de Livros (DF), além da coordenadora do projeto Alessandra Roscoe.

A segunda etapa será realizada entre 27 e 29 de setembro e passará por Paranoá, São Sebastião, Lago Sul e Plano Piloto com as participações do escritor/ilustrador André Neves, pernambucano radicado em Porto Alegre (vencedor do Jabuti de literatura infantil em 2012) e do escritor mineiro Leo Cunha,  autor premiado de mais de 30 livros infantis e juvenis.

Com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF), o Uni Duni Ler Todas as Letras realizará leituras gratuitas em feiras livres, parques e praças de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Também estão na programação oficinas de mediação de leituras para bebês e idosos, rodas de histórias e cantigas, performances de ilustração e apresentações em creches públicas e asilos.

Uni Duni Ler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura

Dias 23, 24 e 25 de agosto e entre 27 e 29 de setembro, em vários horários e locais do Distrito Federal. Evento itinerante com leituras de textos para bebês, crianças e idosos, oficinas de mediação de leituras, rodas de histórias e cantigas, performances de ilustração. Acesso livre. Classificação indicativa livre. Inscrições para as oficinas: alessandraroscoe@uol.com.br.

Tags:

publicidade