SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Festival universitário de música da UnB recebe inscrições até 11 de outubro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/10/2013 15:12

A 15ª edição do Festival Universitário de Música Candanga (FINCA) da Universidade de Brasília (UnB) comecará em 28 de outubro e vai até 9 de novembro. Músicos e bandas universitárias podem se inscrever até 11 de outubro nos Centros Acadêmicos (CAs) da universidade ou pelos sites www.dea.unb.br e www.fincaunb.wordpress.com. É necessário que pelo menos um dos integrantes da banda seja estudante regular, professor ou técnico administrativo da universidade ou de qualquer outra instituição de ensino superior federal e estadual do Brasil.

Cada curso selecionará uma banda para a disputa, e este ano, o festival abre o palco para músicas instrumentais. O Finca, criado em 1999, é reconhecido por incentivar e difundir bandas independentes, abrindo espaço para a apresentação de trabalhos autorais. As banas devem se inscrever com duas músicas autorais, sendo uma inédita, para concorrer nas três das categorias do festival: uma local (Candanga), nacional (Brasil) e outra especial (música instrumental).

Nas categorias Candanga e Brasil, os critérios de avaliação são letra, melodia, arranjo, interpretação e interação com o público. O festival premia as três melhores bandas pontuadas pelo júri oficial, a mais votada pelo júri popular na categoria Candanga e do melhor intérprete da categoria Brasil.

As bandas inscritas na categoria Candanga serão avaliadas no quesito específico Identidade Brasiliense, que somado às demais pontuações, classificará a banda representante da UnB na categoria Brasil. Podem se inscrever na categoria Brasil bandas de instituições de ensino superior federais e estaduais de todos os estados brasileiros. Serão classificadas dez bandas e premiadas as três primeiras colocadas e o melhor intérprete na avaliação do júri oficial, na etapa final.

Já na categoria Especial, podem participar bandas do Distrito Federal representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) dos câmpus da UnB e de outras instituições de ensino superior federais e estaduais. As músicas inscritas devem ser instrumentais ou experimentais (eletrônicas ou eletroacústicas) que não apresentem letras em qualquer idioma. Além da melodia, arranjo, interpretação e interação com público será avaliada também a harmonia da composição. As três bandas classificadas concorrerão na final.

No ano passado, o Finca foi marcado por grande diversidade musical e bateu recordes de inscrição. Os quatro c âmpus da UnB foram representados (Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina). Setenta bandas, representadas por 357 músicos do Distrito Federal e do Brasil movimentaram a UnB com vários shows. Entre as atrações, a banda Vagalumes no Vazio da Noite de Vênus (DF), vencedora da edição de 2011 do festival, e as atrações nacionais Graveola e Lixo Polifônico (MG) e Breculê (CE).

Porta de entrada de vários músicos, desde sua primeira edição, o FINCA revelou talentos como Ellén Oléria, Móveis Coloniais de Acaju, Banda Rupestre, entre outros. O FINCA é uma realização da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB em parceria com os Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Central de Estudantes (DCE). Outras informações pelo telefone 3107 6795.

Tags:

publicidade