SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasília recebe exposições sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/10/2013 19:23 / atualizado em 07/10/2013 19:27

Brasília recebe, por dois meses e meio, duas exposições e um ciclo de conferências com especialistas internacionais sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí. A área integra a lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e abriga um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. A exposição, que começou em 2 de outubro, estará na cidade até 15 de dezembro, no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O acesso é gratuito ao público, com limite de lotação no auditório, de segunda a domingo, das 10h às 18h.

O evento Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos engloba uma exposição museográfica que faz parte da coleção do Museu do Homem Americano (situado em São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí); exposição e produção de cerâmicas feitas pelos moradores das cercanias do parque, e um ciclo de conferências organizado por várias instituições para promover discussões mais atuais sobre arqueologia, turismo, gestão de áreas protegidas, gestão de patrimônio natural e inclusão produtiva de populações vizinhas, entre outros.

Saiba mais

São parceiros na organização do evento a Delegação da União Europeia, a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), a UNESCO no Brasil, o governo do estado do Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), representantes da Alemanha, a embaixada da França e da Suécia no Brasil e o Espaço Israel Pinheiro, que trabalham com o apoio de outras organizações, como o governo do Distrito Federal e empresas do setor privado.

A exposição de cerâmicas constitui um produto da fábrica de cerâmicas da Serra da Capivara, um projeto de geração de renda para as famílias que moram nas regiões vizinhas ao Parque Nacional. Os produtos da fábrica mantêm o sustento de várias famílias locais e algumas dessas peças já são comercializadas nacionalmente e internacionalmente. As peças que virão para Brasília estarão à venda durante a exposição, aberta também no Espaço Israel Pinheiro, nos mesmos dias e horários.
Tags:

publicidade