SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Livro comemora centenário de Vinicius de Moraes

O "poetinha", apelido dado a Vinicius por Tom Jobim, completaria 100 anos no último sábado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/10/2013 15:23 / atualizado em 24/10/2013 15:28

Agência UnB

Daiane Santos/UnB Agência
O verso vivo de Vinicius de Moraes – homenagem dos pesquisadores das Letras ao diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor – foi lançado na última quinta-feira pelo Programa de Pós-graduação (PPG) em Literatura da UnB. A obra é composta por 12 artigos e acompanha um DVD com 17 obras do ‘poetinha’, cantadas e declamadas pelo grupo Vivoverso. O escritor Affonso Romano de Sant’Anna assina um dos textos da coletânea.

“Prestamos esta homenagem pela grande contribuição de Vinicius à língua portuguesa. E por ele ser uma figura que incentivou toda uma geração de artistas”, argumenta Sylvia Cyntrão, professora do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, e organizadora do livro O verso vivo.

A homenagem ao poeta das coisas simples surgiu na disciplina Canção e Poesia, do PPG em Literatura, ministrada por Sylvia. “No ano passado, eu me voltei para Vinicius dentro da nossa disciplina”, conta. A professora desenvolveu trabalhos de pesquisa comparada com os alunos do curso e provocou os estudantes a produzirem trabalhos monográficos ao final da disciplina.

“A ideia deu certo. Os alunos escreveram dezenas de artigos”, diz. Os textos foram selecionados e compilados no livro. A obra recebeu apoio do Instituto de Letras e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O verso vivo faz parte da comemoração dos 50 anos do Instituto de Letras. Participam do Conselho Editorial o prof. Piero Eyben, coordenador do PPG em Literatura, e o prof. Enrique Huelva, vice-diretor do Instituto de Letras, e presidente da comissão dos 50 anos do instituto.
Tags:

publicidade