SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

A queridinha dos formandos

Porto Seguro, na Bahia, segue como o destino preferido dos estudantes que querem comemorar o fim do ensino médio. As praias e as baladas são as principais atrações para os adolescentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/03/2014 14:00 / atualizado em 27/03/2014 14:52

O litoral de cerca de 90km é um dos atrativos de Porto Seguro: as praias mais visitadas ficam na parte sul da cidade, como Mucugê e Taípe (Arquivo/Secretaria de Turismo de Porto Seguro) 
O litoral de cerca de 90km é um dos atrativos de Porto Seguro: as praias mais visitadas ficam na parte sul da cidade, como Mucugê e Taípe

Sol, belezas naturais e, principalmente, baladas. Porto Seguro, há muito, tornou-se a capital das viagens de formandos do ensino médio no Brasil. Mas o município nem sempre viu com bons olhos esse título. A grande quantidade de adolescentes na cidade, por vezes, foi indesejada, devido ao tumulto que, eventualmente, era causado por eles. Mas o cenário mudou. Tanto órgãos governamentais e empresários locais quanto agências especializadas nesse tipo de excursão passaram a investir na infraestrutura e nos serviços oferecidos de forma a garantir viagens mais tranquilas e, dessa forma, aproveitarem o potencial de lazer e diversão do lugar para o público jovem.

“Hoje, Porto Seguro, além de ser um clássico, é o destino que tem maior volume de viajantes desse tipo. E o roteiro ainda está em franca expansão”, afirma Fabio Depret, diretor da Forma Turismo, agência especializada em viagens estudantis. “Além dos atrativos naturais e de praias, como Trancoso, temos uma programação de festas muito grande”, completa Depret. Confira alguns dos atrativos da cidade que fazem de Porto Seguro o destino mais cobiçado pelos jovens formandos.

As baladas de Florianópolis são pura diversão: as festas, ideiais para os recém-formados, vão até o sol raiar (Pachá/Divulgação) 
As baladas de Florianópolis são pura diversão: as festas, ideiais para os recém-formados, vão até o sol raiar

Baladas
Com o crescimento do público jovem, diversos espaços para entretenimento povoam o local, o que torna Porto Seguro a capital das viagens de formatura no Brasil. O destaque é o Axé Moi, que ocupa 200m das areias da Praia de Taperapuã. Com diversos bares e restaurantes, os visitantes podem se divertir com shows que começam desde manhã até festas que ocorrem durante a noite.

Outro centro voltado para o lazer é o Tôa Tôa, localizado também na praia de Taperapuã. Assim como o Axé Moi, o ambiente conta com atrações musicais e festas temáticas para entreter os visitantes. Ainda há a Ilha dos Aquários, que reúne no mesmo espaço bares, restaurantes, ambiente para shows e um enorme aquário, onde se podem observar tubarões, arraias e peixes exóticos.

Em Rio das Pedras (RJ), hotéis atendem especificamente os formandos do nono ano: passeio personalizado (Dario Zalis/Divulgação) 
Em Rio das Pedras (RJ), hotéis atendem especificamente os formandos do nono ano: passeio personalizado

Praias
Com quase 90km de extensão, a costa da região atrai turistas de todas as idades. São diversas praias e, todas elas muito belas. As mais visitadas ficam nos vilarejos do litoral sul do município. Em Arraial D’Ajuda, por exemplo, estão a movimentada Praia de Mucugê e a paradisíaca Taípe. Já em Trancoso, pode-se visitar a charmosa Curuípe ou saborear quitutes baianos na Praia dos Coqueiros.

Passeios
Além das festas e eventos, Porto Seguro é conhecida pela importância histórica — afinal, foi um dos primeiros locais a receber os descobridores portugueses. Um bom passeio para relembrar o período é visitar o memorial Epopéia do Descobrimento. Com 20 mil metros quadrados, o lugar ajuda a contar a trajetória dos navegantes que desembarcaram no Brasil com direito a uma réplica da nau Capitânia, que trouxe Pedro Álvares Cabral, com mais de 30 metros de comprimento. A era colonial também é lembrada na passarela do descobrimento. A região, formada por casarões do Brasil Colônia, hoje em dia, abriga lojas, bares e restaurantes e se tornou cartão-postal da cidade.


200 metros
Espaço destinado ao Axé Moi nas areias da Praia de Taperapuã
Tags:

publicidade