Quem quer ser um bailarino?

Inscrições abertas para Seminário Internacional de Dança e para bolsas de participação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/06/2014 17:14 / atualizado em 05/06/2014 17:32

“Sempre pensei em dançar profissionalmente, mas só quando fui ao Seminário eu vi que era um sonho possível, vi que a gente pode conseguir”, conta Maria Elisa Leal, bailarina de Vila Planalto que conquistou uma bolsa de participação na edição de 2013 do Seminário Internacional de Dança de Brasília. A jovem dançarina tem 15 anos e dança balé clássico desde os 5 anos, por meio do projeto Viva Arte Viva, uma iniciativa da Associação dos Amigos das Artes de Brasília. Colega de Maria Elisa, Jonathan Monteiro participa do mesmo projeto e também conseguiu uma bolsa de participação para o Seminário em 2013, o que, segundo ele, foi indispensável para conhecer o cenário internacional da dança. “Aprendi muitas técnicas de dança, tive contato com dançarinos de todo o mundo e também fiz amigos de todo o Brasil”, destaca Jonathan.

O programa de bolsas para o Seminário Internacional de Dança permite que crianças e jovens talentosos participem do evento mesmo sem terem condições de pagar as taxas de inscrição. “A meta do Seminário é desenvolver o bailarino brasileiro aqui ou no exterior. Então, a gente seleciona pessoas com talento que realmente vão aproveitar a chance”, explica Gisèle Santoro, coordenadora do Seminário. Segundo Gisèle, bailarinos infantis, jovens ou em fase pré-profissional podem concorrer às bolsas oferecidas pela parceria entre a Secretaria de Cultura e a Associação Cultural Claudio Santoro.
Arquivo Pessoal

Com inscrições abertas até 22 de junho, a edição de 2014 do Seminário Internacional de Dança de Brasília oferece disciplinas práticas e teóricas que variam desde o estilo clássico ao moderno, com aulas de jazz, balé clássico, dança contemporânea e modalidades folclóricas e populares, como sapateado e street dance. Entre os professores internacionais confirmados, estão o alemão Christoph Böhm, a americana Rachel Hendricks e o francês Vincent Gros. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do DF em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro, o Seminário Internacional de Dança ocorre de 23 de junho a 11 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.

Além de fazer as aulas, os inscritos podem concorrer a bolsas de estudo e estágios em academias e companhias da Europa, do Canadá, dos Estados Unidos e da Austrália.Também serão promovidos concursos, com prêmios de até R$ 20 mil, nas categorias solo, duo, trio, conjunto e grupo. Os participantes também podem se candidatar ao corpo de baile dos espetáculos que vão ocorrer durante o evento, organizados pelos profissionais convidados em parceria com a Direção Artística do Seminário.

Inscreva-se
O Seminário Internacional de Dança de Brasília está com inscrições abertas para o evento e para as bolsas de participação. Os interessados devem enviar documentos pelos Correios para a organização do evento e pagar taxa de inscrição segundo o número de aulas e de concursos dos quais desejam participar. Mais informações pelo site do Seminário ou pelo telefone (61) 3273-3095.

Os jovens carentes que desejam concorrer às bolsas de participação devem enviar uma carta de motivação para a Secretaria de Cultura do DF e se apresentar para avaliação da coordenadora do evento, Gisèle Santoro, presencialmente ou por meio de vídeo. No caso das crianças, as bolsas são concedidas aos pequenos bailarinos indicados pelas companhias de dança da qual fazem parte.
Tags: