Especialistas discutem o nono volume da coleção História Geral da África

Edição é patrocinada pelo Ministério da Educação e tem como objetivo atualizar os fatos ocorridos desde a oitava publicação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/08/2014 20:33

Mais de 20 especialistas estarão reunidos, entre 27 e 30 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, para discutir o conteúdo do nono volume da coleção História Geral da África. A edição será elaborada por especialistas das áreas de história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outras, sob a responsabilidade do Comitê Científico Internacional – ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – e é patrocinada pelo Ministério da Educação (MEC).

O novo material tem como objetivo atualizar a coleção com os fatos ocorridos até o presente momento, já que os oito volumes lançados anteriormente tratam dos períodos da pré-história até a década de 1980. A nova publicação ainda contemplará as mais recentes descobertas científicas, teorias, dados e conceitos sobre o passado e o presente da África e de sua diáspora.

“A coleção História Geral da África contribui para disseminar o reconhecimento da importância do continente africano para o mundo, além de estreitar os laços históricos existentes entre a África e os países da diáspora, entre eles o Brasil”, afirmou a Coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes.

Com quase dez mil páginas, a coleção História Geral da África foi elaborada por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos. A disponibilização do conteúdo em português faz parte de uma estratégia para a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.


Confira aqui as edições anteriores da coleção História Geral da África em Português
Tags: