Câmara Mirim divulga três projetos finalistas

Pré-adolescentes de 12 e 13 anos virão a Brasília em outubro para defender suas ideias em plenário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/09/2014 15:21 / atualizado em 23/09/2014 15:28

Nesta terça-feira (23), o Câmara Mirim – iniciativa que seleciona projetos de crianças e jovens para discussão em plenário – anunciou os três finalistas da edição de 2014. Neste ano, houve mais de 700 inscritos. Francisco Alves Quirino, 13 anos, de Afogados da Ingazeira (PE), Lívia Pessoa Carneiro, 12 anos, de Belo Horizonte (MG) e Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha (BA) virão a Brasília em 30 de outubro para defender suas ideias na Sessão Mirim.

Francisco mora em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, e estuda na Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque. O projeto dele estabelece uma "Conferência Nacional Infantojuvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio (CNIJE)", que deve acontecer a cada quatro anos e tem como tema central a "A Participação e os Direitos Estudantis". O projeto pretende assegurar os direitos estudantis garantidos pela Constituição. Leia a íntegra do projeto aqui.

Outra vencedora foi a Lívia que mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, e está no 7º ano no Colégio Bernoulli. Este ano, ela enviou um projeto que pretende incentivar a leitura. Na proposta de Lívia, fica determinado que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS. Veja aqui o projeto completo.

O terceiro vencedor é Zack, que mora em Serrinha, Bahia. Seu projeto é sobre cultura. Zack teve a ideia de distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, jovens e adolescentes que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupo teatral, orquestras, danças, sambas de roda, etc. Segundo ele, o projeto contribuirá para a formação do artista do futuro. Confira o projeto na íntegra aqui.
Tags: