SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Documentário apresenta experiência de alunos surdos com educação inclusiva

Filme será exibido nesta sexta-feira (17) em dois horários na Universidade de Brasília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/10/2014 18:20 / atualizado em 15/10/2014 18:24

A experiência de alunos surdos com a educação inclusiva é o tema do documentário Inclusão, Educação Ideal?, dirigido por Helenne Sanderson e coordenado e por Carilissa Dall'Alba. O filme, lançado em agosto deste ano, será exibido nesta sexta-feira (17) no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), às 14h30, e no auditório do Instituto de Biologia, às 19h30. A exibição do documentário faz parte das atividades do projeto de extensão Círculo de Cultura Surda, coordenado na universidade pelo professor do Instituto de Psicologia Domingos Coelho. Após a exibição do filme, a diretora e a coordenadora participarão de debate com o público.



O filme apresenta o depoimento dos alunos surdos do ensino médio da Escola Municipal Helen Keller (escola bilíngue de educação de surdos), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Durante o documentário, os estudantes relatam suas vivências em escolas de educação inclusiva e como alunos de escola de surdos. "Muitas vezes, as políticas de inclusão são elaboradas sem a participação dos principais atores", explica o professor Domingos. "O filme é uma tentativa de investigar a cultura surda de uma forma diferente, onde o ouvinte não é determinante, e questionar a melhor maneira de elaborar políticas para esse público, que incluam a participação efetiva deles", completa.

O documentário já foi exibido no Festival de Cinema de Gramado, com a campanha Legenda para quem não ouve, mas se emociona; no 2º Seminário de Inclusão no Ensino Superior na Universidade de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais; e no 2º Setembro Azul, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Serviço

Exibição e debate com autoras do documentário Inclusão, Educação Ideal?

Local e horário: Universidade de Brasília - auditório da Faculdade de Tecnologia, às 14h30, e auditório do Instituto de Biologia, às 19h30.

Saiba mais sobre o documentário no blog www.inclusao-educacao-ideal.blogspot.com.br
Tags:

publicidade