SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB recebe evento Bélgica no Brasil

Programação no câmpus Darcy Ribeiro reúne mais de uma dezena de atividades gratuitas relacionadas à cultura e à economia do país europeu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/11/2014 10:34 / atualizado em 18/11/2014 10:56

Agência UnB

Conferências, seminários, apresentações culturais e workshops gastronômicos compõem o evento Bélgica no Brasil, que será realizado nesta terça-feira (18), no câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). A atividade celebra a relação entre o Brasil e o país europeu e acontece no período de comemorações da Festa do Rei, típica da cultura belga. A ação é uma iniciativa da embaixada da Bélgica em Brasília.

“O dia da Bélgica é um evento importante para a universidade e está dentro do processo de internacionalização da UnB”, avalia o professor Eiiti Sato, diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT/UnB).

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também recebem uma programação do evento durante a próxima semana, na segunda e quarta-feira, respectivamente.

“Na UnB, iremos apresentar várias possibilidades que a Bélgica oferece. Queremos mostrar que se trata de país atrativo em diversos setores, um destino interessante de intercâmbio. O objetivo é fortalecer as relações entre Bélgica e Brasil”, aponta Caroline Pierrard, secretária de Educação, Cultura e Comunicação da Embaixada da Bélgica.

Destaques

Chocolates e cervejas não poderiam faltar no evento de apresentação do país conhecido pela qualidade na produção desses produtos. Serão realizados workshops com o chocolatier Ricardo Arriel e com o cervejeiro e doutor em biologia molecular Klecius Celestino. Para participar das oficinas é preciso realizar inscrições. As vagas são limitadas. Além disso, o RU irá servir um prato belga no horário de almoço.

O Instituto de Biologia (IB) recebe, às 14h, o pesquisador belga Jacques Piette. Ele fará uma conferência sobre Biotecnologia e apresentará o centro de pesquisa Groupement Interdisciplinaire de Génoprotéomique Appliquée (Giga). A atividade é aberta ao público.

Para os professores da UnB, haverá uma palestra ministrada pelo vice-reitor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Serge Jaumain, às 15h, no auditório da Reitoria. Jaumain é presidente da Comissão de Relações Internacionais do Agrupamento das Universidades Francófonas da Bélgica (Ares).

Além da programação acadêmica, o evento Bélgica no Brasil conta com atividades culturais para a comunidade. O Restaurante Universitário (RU) recebe duas apresentações do grupo Blow Trio, das 12h às 12h20 e das 13h às 13h20.

Já o Centro de Excelência em Turismo (CET) é palco do espetáculo de dança contemporânea Cow’s Theory, da coreógrafa belga Cecilia Lisa Eliceche, a partir das 17h40.
Tags:

publicidade