SIGA O
Correio Braziliense

Athos Bulcão ganha plataforma no Google Art Project

Os trabalhos do mestre da azulejaria podem ser acessados em apenas alguns cliques

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/08/2015 16:44 / atualizado em 11/08/2015 17:07

Acervo Fundação Athos Bulcão
O Google Art Project é uma plataforma virtual que permite que o público tenha livre acesso à arte. Os usuários podem acessar  desde obras de arte e fotos históricas até realizar visitas a grandes museus do mundo. Desde 2 de julho, a plataforma disponibiliza a galeria “Athos Bulcão: Tiles from Brasília”, onde cerca de 20 obras de Athos Bulcão, artista carioca que contribuiu para com obras em prédios de Brasília, estão disponíveis para admiração pública.

A exposição “Athos Bulcão: Tiles from Brasília”, se torna uma verdadeira viagem aos fatores que compõe a identidade visual da cidade, como os tijolos únicos em locais públicos da capital pelos quais o artista ficou conhecido. Nela, há fotos em alta resolução dos famosos painéis de azulejos como os do edifício do Ministério das Relações Exteriores e do Parque Sarah Kubitschek. Todo o conteúdo apresentado no site é organizado pela Fundação Athos Bulcão,  desde o número de galerias e obras de arte até as informações disponíveis.

Segundo Rafaella Tamm, curadora da exposição, foram escolhidos os painéis mais representativos que integram a arquitetura de Brasília, cidade para onde o artista se mudou em 1958, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, para colaborar no projeto de alguns edifícios modernistas do mundo e suas áreas internas, um   exemplo da arquitetura da metade do século XX.


A plataforma cedida pela empresa Google foi criada pelo Google Cultural Institute e a galeria de Athos Bulcão é uma das pioneiras no país. O site também abriga outros institutos como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Fundação Iberê Camargo.


Para visitar a galeria, clique aqui