SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunos de ensino médio conhecem a UnB

Tour cultural leva estudantes para um passeio artístico no câmpus Darcy Ribeiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/07/2012 19:17

Ana Paula Lisboa/esp. CB
Muitos estudantes de ensino médio sonham em estudar na Universidade de Brasília (UnB). A maioria deles, porém, nunca pisaram lá. É por isso que a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) oferece um tour cultural pela UnB para turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Hoje, foi a vez de 44 alunos do Colégio Projeção de Taguatinga conheceram o câmpus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, apesar da greve dos professores e dos servidores.

O passeio começou na Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC). Os estudantes caminharam por corredores subterrâneos e conheceram o acervo de figurino e cenário dos estudantes de artes. De lá, eles caminharam até o Instituto de Artes (IDA) para uma oficina de jogos teatrais. Depois assistiram o primeiro curta-metragem do diretor Orson Welles e fizeram um debate motivacional. Durante toda a caminhada, eles receberam informações sobre oportunidades oferecidas pela UnB, nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão, como as bolsas para monitoria e Programa de Iniciação Científica.

Ana Gabriella tem 15 anos e admite que não gosta de estudar: “Não gosto muito de estudar. Não sei se sou uma bola aluna", revela. Ela não faz questão de estudar na UnB, mas a mãe e o pai sonham com o ingresso dela na instituição. “Gosto de moda, cinema e teatro, mas ainda não sei que curso vou fazer de faculdade”, conta.

Leonardo Mendes,15, já tinha vindo à UnB. “ O câmpus tem gente de todo tipo, é legal vir aqui e encontrar pessoas tão diferentes”. O plano de vida de Leonardo é ser jogador de basquete profissional. “Já joguei em campeonatos como o do Sesc, onde faço parte do time. Também jogo basquete na escola”, diz. Uma das coisas que ele acha interessante sobre a UnB é a possibilidade de cursar matérias de vários departamentos: “Por exemplo, se um médico cursou uma matéria de engenharia talvez ele consiga consertar um equipamento quebrado. É muito útil ter conhecimento em várias áreas”.

Geovana Farago, 15 , está se preparando para o PAS. “Quero fazer psicologia porque gosto de ajudar e ouvir as pessoas. Ao mesmo tempo que estudo para as provas da escola, me preparo para o PAS”, conta. Ela gostou da experiência do tour: “Achei legal para ter uma noção de como é estudar aqui, enquanto ainda estou na escola”.

Davi Wilson Maia, 15, sonha em estudar medicina na UnB ou na Escs (Escola Superior de Ciências da Saúde). “Já quis fazer outras coisas antes e até posso mudar de escolha depois, mas, por enquanto, quero fazer medicina. Achei muito legal vir nesse tour para conhecer o que tem na UnB antes mesmo de estudar aqui”.

Ana Paula Lisboa/Esp. CB
Leonardo, Ana Gabriella, Davi e Geovana gostaram muito de conhecer a Universidade

A escola Projeção tem cerca de 200 alunos na 1ª série, mas só 44 participaram do passeio por causa da limitação de número de alunos imposta pelo programa Tour cultural. “Foi disputado para vir pra cá, tivemos que fazer sorteio”, explica Thaís Meira, psicóloga e orientadora vocacional dos alunos. Ela acha que o tour é uma ótima chance de despertar o interesse dos estudantes para se prepararem para o vestibular e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Tags:

publicidade

publicidade