SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mês da juventude

GDF celebra o dia da juventude em agosto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/08/2012 14:36 / atualizado em 10/08/2012 14:53

Ascom/Secretaria de Governo

A Secretaria de Governo por meio da Coordenadoria da Juventude preparou uma programação, que se estende por todo o mês de agosto, para celebrar o dia da juventude, que é comemorado em 12 de agosto. Os jovens poderão participar de atividades que vão desde diálogos entre autoridades, organizações juvenis e especialistas, até apresentações culturais e oficinas.


A agenda do Mês da Juventude é composta por algumas atividades programadas pela coordenadoria e outras que serão realizadas pelas organizações e movimentos juvenis que foram convidados a compor o calendário. Eles realizarão atividades em quase todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Ana Karolina Bergano, 24 anos, faz parte do grupo Jovens de Expressão. Para ela, o papel do jovem na sociedade é se preparar para o futuro e transformar a comunidade onde vive. Ela acredita que consegue realizar esse papel participando de movimentos sociais, conferências, ocupando espaços públicos e debatendo. “Muitas vezes falta atitude, tem muitas coisas acontecendo, só é preciso que as pessoas procurem. Se eu tivesse conhecido os movimentos sociais e participado de diálogos antes, teria feito uma diferença maior na minha vida e na minha comunidade”, conta a jovem.

A programação terá quatro rodadas de conversas, com temas de interesse do público juvenil como direito à mobilidade urbana, direito à cultura, direito à participação e direito ao ensino médio e profissionalizante. Intitulada “Diálogos - Gente Jovem Reunida” a roda de conversa poderá ser acompanhada pela internet com transmissão ao vivo, por meio do site www.mesdajuventude.df.gov.br e com interação pelo Twitter, com a hashtag #juventudeDF, mandando comentários e perguntas aos participantes.

Oportunidade
O coordenador de Juventude da Secretária de Governo do Distrito Federal, Carlos Odas, acredita que o papel do governo é fornecer meios para que os jovens conquistem autonomia. “Nem todos os jovens recebem as mesmas oportunidades e é por meio da assistência fornecida pelo governo que podemos amenizar essas desigualdades. Muitos programas como Passe Estudantil, Qualificopa, Bolsa Universitária e Inclusão Digital vêm sendo realizados, mas é preciso mais, e é essencial a participação da massa juvenil neste processo”, ressalta o coordenador.

Desde março de 2012, Quando a Coordenadoria de Juventude foi incorporada à Secretaria de Governo, ela vem realizando um trabalho guiado por quatro eixos: participação, integração, assistência e afirmação de direitos. Serão criados em setembro conselhos de juventude, visando a ampliação da participação dos jovens. O coordenador de juventude, Carlos Odas, afirma que também haverá a criação de Centros de Juventude para integrar o atendimento do governo facilitando o acesso desta parcela da população.

A celebração do dia internacional da juventude, ocorrerá no Parque Jequitibás, em Sobradinho, em 12 de agosto, das 10h às 21h. A comemoração terá oficinas, teatro, dança, rua de lazer e shows de artistas como o rapper Gog e, ainda, a banda Trampa, o grupo Pé de Cerrado, o Boi do Seu Teodoro e Tambor de Criola. Para conferir a programação completa é só acessar o site do mês da juventude.

Entenda a comemoração
Em 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 12 de agosto como o dia internacional da juventude, designado como um momento para afirmar as políticas públicas destinadas aos jovens. “O Mês da Juventude foi pensando como uma oportunidade de proporcionar lazer, diversão e, principalmente, ampliar o diálogo do governo com essa parcela da população”, afirma o coordenador de Juventude, Carlos Odas.

São considerados jovens, pela Secretária de Governo do DF, pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No DF há 734 mil indivíduos nesta faixa. “Para que o governo estruture políticas mais eficazes para esta parcela, é essencial que esse grupo participe. É o momento onde o jovem terá a oportunidade de saber o que está sendo proposto, sugerir pautas e até ir contra o que é oferecido”, enfatiza Odas.

Tags:

publicidade

publicidade