Ensino_EducacaoBasica

Cidades atingem a meta de 2021 no Ideb

postado em 15/08/2012 12:27
Dos mais de 5 mil municípios brasileiros avaliados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, 264 tiveram resultado acima da média de 6 pontos e 77 cidades obtiveram indicadores igual a 6. A média desses locais é considerada excelente pelo Ministério da Educação (MEC), já que 6 pontos é a meta nacional almejada em 2021 para as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. A projeção é baseada em resultados comparativos com os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, as metas do Brasil foram muito bem planejadas para alcançar os países mais bem desenvolvidos. %u201CSabemos que é uma maratona. Mas estamos caminhando decisivamente para isso%u201D, defende.

Na avaliação da presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, o Ideb é um indicador estratégico para educação. Segundo ela, o Brasil precisa conhecer quais municípios têm bons resultados e gestores. %u201CÉ claro que ainda falta recurso, melhores salários, infraestrutura. Por isso, brigamos pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor. Mas hoje, o Brasil tem estados como Ceará, Acre e Piauí, que mostram que é possível se obter bons resultados.%u201D
Para Mozart Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da organização Todos pela Educação, os bons resultados não são motivo para estagnação. %u201CO governo ainda tem o dever de casa de continuar avançando. A medida que a gente melhora, mais difícil é alcançar as metas seguintes%u201D, acredita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação