SIGA O
Correio Braziliense

TV Escola

Documentário inédito aborda o ciclo do açúcar em Pernambuco

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/09/2012 12:40 / atualizado em 10/09/2012 12:42

A TV Escola do Ministério da Educação exibe nesta terça-feira, 11, às 11 horas, no programa Sala de Professor, o documentário Cultura do Açúcar. O vídeo aborda o ciclo da cana-de-açúcar em Pernambuco, que deixou marcas que vão além das usinas e influenciou a música, as artes plásticas e o teatro pernambucanos, com impacto na história e na economia da Zona da Mata do estado.

A história econômica, tecnológica e sociocultural do açúcar em Pernambuco é retratada no documentário a partir de usinas, engenhos e principais representações arquitetônicas, como igrejas, fábricas, casa-grande e senzala.

Além da exibição, o Sala de Professor põe à disposição dos docentes um trabalho interdisciplinar, com conteúdo de língua portuguesa, artes e sociologia, baseado na influência da cultura do açúcar na música, nas artes plásticas e no teatro pernambucanos. A partir do vídeo, os professores são convidados a apresentar aos alunos o modernismo e regionalismo na literatura brasileira; manifestações culturais populares dentro do Movimento Armorial, criado pelo romancista e poeta Ariano Suassuna, que promove a valorização da cultura popular nordestina; a tradição da literatura oral e o estudo do folclore de Câmara Cascudo [1898-1986].

A TV Escola pode ser sintonizada com antena parabólica digital ou analógica em todo o país. O sinal está disponível também nas operadoras de TV por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

 

Ascom MEC

Tags: