Professor dá dicas sobre produção de vídeo para o concurso do Eu, Estudante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/09/2012 17:34

Mariana Niederauer

Estão abertas até 21 de setembro as inscrições para o concurso cultural do Eu, Estudante. Para participar, é preciso produzir vídeo de um minuto sobre o tema Minha vida de estudante. O objetivo é contar o dia a dia na escola ou na universidade e os desafios da rotina de estudos. O professor do curso de cinema e mídias sociais do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) Fernando Gutierrez dá algumas dicas para os participantes sintetizarem a experiência escolar e contá-la de forma interessante.

"É preciso achar um lugar que tenha boa iluminação e, depois, ver o mundo onde você está no dia a dia com os olhos de um cineasta", explica o especialista. Ele ressalta que é fundamental manter a simplicidade, tanto na forma quanto no conteúdo. Uma câmera fotográfica ou até mesmo a do celular pode filmar ótimos vídeos. O que vai contar é a criatividade do roteiro. "Há muitos filmes que utilizam o mínimo de recursos e têm histórias maravilhosas", lembra.

Outra dica interessante é aproveitar a ocasião para assistir a alguns filmes e aprender com os diretores de cinema. Tanto faz o estilo. Documentários, dramas ou longas com temas semelhantes ao do concurso podem ajudar se o participante direcionar um olhar mais apurado aos longas. Ficar atento aos planos de filmagem usados pode ajudar a ter ideias criativas na hora de fazer o vídeo.

Segundo Gutierrez, variações de imagem podem enriquecer a produção, mas, às vezes, a gravação de um simples depoimento traz mais destaque de que a captação de diferentes cenas, ângulos e elementos visuais. "Não tem uma regra. Tudo é válido, tudo é possível", conclui.

Inscrições

Podem participar do concurso alunos com mais de 15 anos matriculados nos ensinos médio ou superior. O vídeo deve ser enviado nos formatos .wmv, .avi ou .mp4 para o e-mail euestudante2012@gmail.com. É preciso encaminhar, na mesma mensagem, nome completo do participante e da instituição onde estuda, número da Carteira de Identidade ou do CPF, telefones e e-mail para contato. Menores de 18 anos também têm de enviar os dados de seus representantes legais. O vencedor será selecionado por comissão julgadora do jornal e ganhará um iPad. O resultado sai em 28 de setembro.

O concurso comemora o lançamento do novo site do Eu, Estudante, que ocorreu em 16 de agosto. O leiaute atual facilita a navegação e a leitura, além de oferecer mais ferramentas para o internauta encontrar o conteúdo desejado.

Também é possível conferir as novidades nas redes sociais. O Twitter @euestudante tem cerca de 7,8 mil seguidores. A página no Facebook tem mais de 1,9 mil "curtir" e chega a alcançar 20 mil acessos semanais.
Tags: