SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada de matemática

Medalhas são incentivos a alunos para o caminho à universidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/10/2012 11:55 / atualizado em 03/10/2012 11:57

Com 37 medalhas de ouro, 44 de prata e 54 de bronze, o Distrito Federal apresentou, no Centro-Oeste, o melhor desempenho de estudantes na sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no ano passado. Para a professora Maria do Socorro de Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental 3 de Sobradinho, quinta região administrativa do Distrito Federal, a competição tem incentivado e estimulado o estudo de matemática na escola. Em 2011, Allyson Mikael Alves, aluno de Maria do Socorro, foi um dos ganhadores da medalha de ouro.

“A premiação é um incentivo a outros estudantes para que participem e valorizem a olimpíada”, diz a professora, que dá aulas a alunos do oitavo e do nono anos do ensino fundamental. Segundo ela, os estudantes foram orientados a fazer pesquisas na internet a fim de obter melhor preparação. Com graduação e mestrado em matemática, Maria do Socorro, que atua há 25 anos no magistério, observa que a olimpíada incentiva o professor a pesquisar e a ensinar conteúdos de raciocínio lógico. Além disso, serve como estímulo, a estudantes que tenham aptidão, à atuação na área da ciência e tecnologia.

Em relação às perspectivas para aqueles que participam da competição, Maria do Socorro acredita que estarão condicionadas ao incentivo com o qual eles vierem a contar. “Alguns alunos têm chance de fazer bons cursos universitários”, analisa.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é aberta à participação de alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas.

Em 2011, 45 mil escolas e 18,7 milhões de estudantes de todo o país participaram da competição. Este ano, o total de inscritos ultrapassou as marcas de 46 mil escolas e de 19 mil alunos, em 99,42% dos municípios brasileiros. Os resultados serão divulgados em 30 de novembro, na página da Obmep na internet.

 

Ascom MEC

Tags:

publicidade

publicidade