Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta terça-feira (16)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/10/2012 13:07 / atualizado em 15/10/2012 16:12

O tema da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. A abertura oficial será feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, em Brasília, em 16 de outubro, às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). A 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país até 21 de outubro e contará com a participação de universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.

O conceito de cidade sustentável é o foco da SNCT no Distrito Federal, que pretende despertar o interesse do público e aumentar a consciência coletiva sobre essa temática. Para atingir esse objetivo, serão promovidas ações e debates sobre estratégias e mudanças necessárias à consolidação de um modelo de economia verde que, em conexão com o desenvolvimento sustentável, contribua para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no país.

Mais de mil atividades dentro da lógica da sustentabilidade estão programadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal (SNCT/DF). Destaque para o centro de triagem para reciclagem de lixo, hortas comunitárias e agroecológicas, oficinas sobre alimentação saudável, projetos e debates. Encarregada da infraestrutura e logística da SNCT/DF, Fernanda Pedrosa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explica como será construído o conceito de cidade sustentável: “A proposta é que o visitante, quando entrar no local, possa ver ideias e projetos para utilizar em seu cotidiano ou revertê-los em geração de renda”.

Segundo o Ministro Marco Antonio Raupp as pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar os desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. “Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”, afirma o Ministro.

A SNCT do Distrito Federal inclui a apresentação de 35 projetos de escolas públicas; exposição sobre os biomas do Brasil; mostra de instituições de pesquisa do sistema Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e atividades culturais, seminários e debates, que serão realizados em cinco auditórios e no anfiteatro do ExpoBrasília. A entrada do evento é gratuita, com funcionamento entre 8h30 e 20h, durante a semana, e encerramento às 18h no fim de semana.

Distrito Federal
Os alunos do Colégio Galois participaram do evento em discursões de temas importantes e atuais. Entre eles o projeto de Urbanização, que apresenta análise de imagens de satélite de Brasília nas últimas três décadas, para comparar a diminuição da área verde do DF e os impactos antrópicos na vegetação. Ainda fazem uma sugestão de sistema de captação de chuva para coletar e reutilizar a água pluvial como uma possibilidade para os problemas de reuso deste recurso natural em nossa cidade. Outro assunto abordado pelos estudantes é a etnofarmácia: extração de substâncias de plantas – como boldo, quebra-pedra e hortelã – para testar suas capacidades antibióticas em placas com bactérias e comprovar seus poderes curativos.

Os cursos de arquitetura e design de interiores,  do Centro Universitário IESB, oferecerão oficinas como a de planejamento de bairros sustentáveis, técnicas de construção de esculturas em arame dobrado. O curso de jogos digitais irá ministrar palestras sobre desenvolvimento de jogos 3D e modelagem, animação e ilustração de personagens e objetos. Estudantes de engenharia da computação e ciência da computação vão orientar alunos do ensino fundamental e médio a montar um pequeno robô usando um CD e materiais de baixo custo. Além disso, a equipe do Centro de Inovação Empresarial do IESB permitirá aos visitantes aprender como se faz um currículo e, a como se portar em uma entrevista de emprego.

A progamação completa pode ser encontrada no site semanact.mct.gov.br.

Tags: