Ensino_EducacaoBasica

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza estudantes do DF

postado em 18/10/2012 19:02
Ana Carolina Braga Moura veio de São Paulo para apresentar o projeto Cidade SustentávelA 9; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nesta terça-feira (16/10) e tem atividades programadas para ocorrerem até domingo (21). O tema da semana, que ocorre em várias regiões do Brasil, é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. O conceito de cidade sustentável é o foco da SNCT no Distrito Federal, que pretende despertar o interesse do público e aumentar a consciência coletiva sobre essa temática. A semana conta com a participação de universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.

O coordenador do Centro de Ensino Fundamental 26 (CEF26) de Ceilândia, André Luiz Nunes Costa, levou 158 alunos para participarem da semana. Para ele, é extremamente importante a participação dos estudantes, pois é uma oportunidade de verem na prática o que aprenderam na teoria, além de ser um momento para adquirirem mais conhecimento.

No estande da aeronáutica, foi disponibilizado o Girotec, um simulador semelhante ao que é usado na formação dos candidatos a piloto de cadete. O objetivo desse equipamento é possibilitar o treinamento da orientação espacial dos aspirantes, com giro de 360; graus de três esferas metálicas. O aparelho oferece noções de voo ao piloto, o que inclui uma possível queda. O instrumento desloca o eixo de gravidade do corpo do piloto, testando seu raciocínio. Essa foi a atividade preferida de Danielly Lopes, 13 anos, aluna do 7; ano do CEF 26. ;Achei muito legal, rodei, mas não fiquei tonta. Mesmo assim, acho que não estaria preparada para pilotar;, conta.



A Fundação Jardim Zoológico de Brasília disponibilizou um espaço para que as pessoas se sintam no ambiente dos animais. Foi construída uma trilha ecológica com animais taxidermizados. A bióloga Paula Jotta explica que são animais que morreram por causas naturais e a pele deles foi preenchida com outros materiais, como algodão. ;O objetivo da taxidermia é ter a possibilidade de estudar animais e poder ficar perto deles, o que de outra forma não seria possível;, explica a bióloga. Diogo Zaerzur, 9 anos, nunca tinha visto nada parecido e achou muito legal e gostou de ter aprendido um pouco mais.

Reciclagem

João Manuel Lopes, 18 anos, estudante do Centro Educacional 03 de Sobradinho, participou na sua escola de um projeto com o fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. Ele gostou muito da oficina de sustentabilidade no estande da Aeronáutica, onde aprendeu como fazer um avião com disquetes e CDs. Ele acredita que é importante que as pessoas comecem a dar outros fins ao lixo com o objetivo de não poluir o meio ambiente.

Ana Carolina Braga Moura, 14 anos, veio de São Paulo para apresentar o trabalho feito na Escola Bosque durante o ano. Eles construíram, com lego e materiais recicláveis, a Cidade Sustentável, onde tudo foi pensado para diminuir o impacto ambiental. ;Na nossa Cidade Sustentável os carros são elétricos, usamos energia solar e eólica e ainda temos teto ecológico, que ajuda a manter a casa mais fresca e dispensa o uso de ar condicionado;, explica a estudante.

Energia limpa
Estudantes do Colégio Adventista de Brasília demonstraram como adquirir energia de forma sustentável. Os alunos do clube de ciência da escola montaram uma maquete onde a cidade é iluminada por energia limpa eólica e solar. Yudi Yamane, 14 anos, explica que a única desvantagem é que esse tipo de energia é cara, ;mas o custo-benefício com relação à natureza é bom. Não vamos soltar gases poluentes, por exemplo;, comenta.

[SAIBAMAIS]Outra forma de energia disponível na semana é a mecânica. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) disponibilizou três bicicletas que emitem energia pela pedalada e ativam o vídeo que aparece no telão. Ana Carolina de Oliveira da Silva, 19 anos, achou a ideia muito boa: ;Eu acho que se tivesse uma dessas para ligar a televisão ia ser bem melhor do que ir para academia;, explica. Hithelle Chaves da Silva também aprovou a ideia e acha que, se tivesse uma desta em cada esquina, as pessoas que estivessem passando poderiam parar um pouco e dar uma pedalada. ;Assim todo mundo poderia ajudar a produzir energia;, comenta.

A SNCT do Distrito Federal inclui a apresentação de 35 projetos de escolas públicas; exposição sobre os biomas do Brasil; mostra de instituições de pesquisa do sistema Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e atividades culturais, seminários e debates, que serão realizados em cinco auditórios e no anfiteatro do ExpoBrasília, no Parque da Cidade. A entrada do evento é gratuita, com funcionamento entre 8h30 e 20h durante a semana, e até as 18h no fim de semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação