Ensino_EducacaoBasica

Estudantes aprendem gestão empresarial e brincam de montar miniempresas

postado em 27/10/2012 17:14
Mais uma turma de 180 alunos do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, iniciou hoje (27) aprendizado de educação prática em economia e negócios sem fins lucrativos. Reunidos no Conjunto Nacional, eles ouviram palestras de dirigentes empresariais, no período da manhã, e à tarde ;brincaram; de montar nove miniempresas, que terão continuidade nas escolas.

A programação, coordenada pela Junior Achievement (JA), organização de educação prática que atua em todos os estados brasileiros desde 2004, e também em 120 países, objetiva desenvolver o espírito empreendedor nos jovens, por meio de práticas com foco em negócios e na sustentabilidade do meio ambiente, de acordo com a diretora executiva do Grupo Sabin, Janete Ribeiro Vaz, e cofundadora da JA-DF, uma das palestrantes deste sábado.

Segundo ela, o programa conta com respaldo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), além do apoio financeiro de 22 empresas locais, com mensalidades de R$ 1,5 mil. A estrutura é idêntica à que opera em todos os estados e que possibilitou levar conhecimentos práticos de economia a quase 3 milhões de adolescentes do país em oito anos, dos quais 90 mil no DF. O movimento está aberto à participação dos empresários que o desejarem, ressaltou Janete.

Com discursos de autoajuda, os empresários palestrantes tentam incutir mensagens positivas na cabeça dos jovens, de modo a trabalhar o potencial de cada um. E é com esse ;espírito para cima;, como disse o estudante Arthur Nonato, 15 anos, do Centro Educacional Sigma, que a maioria participa da programação, que ;foi além das minhas expectativas;. Percepção semelhante à de Erick Majuri, 17 anos, do La Salle, que pretende abrir negócio próprio mais à frente e não sabe ainda de quê, mas já quer se familiarizar com as questões de governança empresarial.

Empolgada, Amanda Boaventura, 16 anos, também do Sigma, se apresenta como ;empresária; da Carregarte, que há três meses funciona na escola. Ela fabrica suporte de carregadores de celulares, oferecidos na internet ou nos eventos organizados na própria escola, como o festival de música que vai ocorrer dia 11 de novembro. ;A gente é obrigada a enxergar lá na frente;, diz ela.

A programação da Junior Achievement recebe aplausos também dos pais de alunos, que veem no aprendizado prático uma ;abertura de novos horizontes, que pode ajudar os jovens a descobrir caminhos para o futuro. É muito importante nesta idade da indefinição;, segundo Conceição Aparecida de Oliveira, que aguardava a saída da filha Stella Aparecida Diniz de Oliveira, 16 anos. A estudante se disse interessada em aprender tudo sobre educação financeira e empreendedorismo. [SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação