SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cartilhas orientam pais sobre como ajudar os filhos na escola

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/11/2012 15:08 / atualizado em 09/11/2012 15:10

Agentes educacionais que fazem parte do programa Pró-Família visitam casas de alunos e orientam os pais sobre como ajudar seus filhos na escola, mostrando o quanto é importante que participem, junto com os professores, do processo de aprendizado. Agora, para tornar esse processo mais fácil, a editora Abril elaborou cartilhas, que estão sendo distribuídas aos pais, com dicas e orientações para motivar os filhos a estudar.

Ao todo, são quatro cartilhas, sendo três intituladas ‘Educação em família’ e uma com o nome de ‘Lição de Casa’. As cartilhas ‘Educação em Família’ trazem 23 dicas para o filho se dar bem na escola, com um teste: ‘Você se envolve na Educação do seu filho?’. Além desse conteúdo, as cartilhas contêm 77 ideias simples para os pais participarem da vida escolar de seus filhos e um teste/pergunta: ‘Qual a nota da escola do seu filho? Descubra em 2 minutos’. Na parte de Alfabetização, há também 49 dicas para os pais ajudarem seus filhos a ler e a escrever.

A quarta cartilha, “Lição de Casa”, oferece dicas de como proporcionar um ambiente ideal para realização das atividades dos filhos em casa. “Durante as visitas, os agentes educacionais conversam com os pais orientando-os quanto à melhor forma de ajudar os filhos em suas atividades escolares. Locais adequados para realizar as atividades, horário para os estudos e como ajudar. As cartilhas vêm para reforçar essas dicas. Essa interação entre pais e escola ajuda muito ao aluno, que se sente mais seguro e valorizado”, explica Daniele Corrêa Leite, orientadora pedagógica do programa pró-família da planeta educação.

Além de ajudar os pais, o programa orienta também os professores. As agentes educacionais, por meio das visitas, conhecem o perfil da família e a realidade de vida de cada criança. Depois, todas as informações são repassadas aos professores, que assim podem lidar melhor com os alunos em sala de aula.
Tags:

publicidade

publicidade