SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Viva a Proclamação da República!

Dom Pedro II, Marechal Deodoro da Fonseca e os militares: conheça os personagens de destaque desse fato histórico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/11/2012 20:12 / atualizado em 12/11/2012 20:14

 

Professor Antonio Barbosa com alunos da Escola Classe da 312 Norte: aula de história (Luis Xavier de França/Esp. CB/D.A Press) 
Professor Antonio Barbosa com alunos da Escola Classe da 312 Norte: aula de história

É bom viver num país em que todo mundo pode falar o que quiser e os governantes são escolhidos pelo povo. O Brasil é assim, porque é uma república: tipo de governo em que as pessoas podem votar e serem votadas. Mas o Brasil já foi bem diferente: foi uma colônia de Portugal, depois ficou independente, mas continuou sendo uma monarquia — sistema de governo em que o cargo do principal governante é vitalício e passado de pai para filho.

E você sabe o que levou o Brasil a virar uma República? Foi um golpe de militares liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca — vai dizer que você nunca ouviu falar dele? —, que tirou o imperador Dom Pedro II do trono e proclamou a República, em 15 de novembro de 1889. Na próxima quinta-feira, a Proclamação da República completa 123 anos.

A República proclamada pelo Marechal Deodoro — a República Velha — é diferente da República que o Brasil é hoje, mas foi o primeiro passo rumo a um país com mais direitos e liberdades para todos. O Super!  convidou o  historiador e professor da Universidade de Brasília Antonio Barbosa para conversar com alunos do 5º ano da Escola Classe da 312 Norte sobre o tema. Ele explica as diferenças entre a República Velha e o sistema atual do Brasil:

— Na República Velha, mulher, analfabeto e religioso não podiam votar. Isso mudou e, depois da ditadura, uma nova República começou em 1985 e dura até hoje. Agora, existe muito mais liberdade para todos.

O professor Antonio Barbosa explica direitinho os passos da história, com muitas curiosidades que você nem imagina. E ele disse que  o sistema republicano trouxe até mais crianças para a escola. Antes, eram poucas as que estudavam e menos ainda as crianças negras. Com as curiosidades do professor Antonio Barbosa, conheça mais sobre a Proclamação da República por meio dos personagens que participaram dessa história.
 
 
 
 
Tags:

publicidade

publicidade