SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Maior evento esportivo escolar das Américas movimenta Natal e João Pessoa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/11/2012 13:41

A 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares vai mudar a rotina dos moradores de Natal e de João Pessoa, no período de 29 de novembro a 6 de dezembro. O maior evento esportivo escolar das Américas reunirá cerca de 2.500 atletas de 12 países, com faixa etária entre 12 e 14 anos. As seleções, com cerca de 220 integrantes cada uma – entre atletas e treinadores –, competirão em dez modalidades: futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo e atletismo adaptado.

Conhecida como a “Cidade do Sol”, por ser o local no país com o maior número de dias ensolarados por ano – aproximadamente 300 –, Natal vai brilhar mais ainda, a partir do próximo dia 28, quando começará a receber as delegações esportivas da América do Sul e os membros do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude). A capital do Rio Grande do Norte sediará oito modalidades. Já a capital paraibana verá as disputas de atletismo e atletismo adaptado (para atletas paraolímpicos), na pista da Universidade Federal de João Pessoa (UFPB).

A competição visa à integração dos estudantes sul-americanos, tendo como objetivo a cooperação de interesses social, cultural, esportivo e econômico, de forma a estimular o desenvolvimento do povos do continente.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Joacy Bastos, sediar um evento desse porte traz benefícios não somente para o esporte, mas também para a economia do estado, que espera receber grande número de pessoas  impulsionadas pelo turismo de evento. A cidade atrai cerca de 2,5 milhões de turistas ao ano por concentrar muitas belezas naturais. O município foi eleito pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp) como o melhor destino turístico do Brasil.

Durante o período dos Jogos, o Centro de Convenções de Natal será transformado em um centro de convivência do comitê organizador central. “O comitê terá toda uma estrutura montada para fortalecer a divulgação do turismo e da cultura do Rio Grande do Norte para os representantes dos outros países. Todas as secretarias de estado estão integradas para colocar o Rio Grande do Norte no contexto do cenário esportivo internacional e garantir o desenvolvimento global do estado em um evento que será teste para a Copa do Mundo 2014, por ser Natal uma das 12 cidades-sede do Mundial”, afirmou Joacy.

Visita técnica
Representantes do Ministério do Esporte participaram na semana passada de várias reuniões e de uma inspeção técnica nas instalações esportivas onde serão realizados os Jogos Sul-Americanos Escolares 2012. A programação foi iniciada com a visita ao ginásio de esportes do Campus Universitário, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde acontecerá a abertura da competição, e foi concluída no Centro de Convenções, local que abrigará um centro de convivência para as 12 delegações presentes na capital potiguar.

Na terça-feira (13.11), o grupo participou de uma rodada de reuniões durante todo o dia com representantes das polícias Federal, Civil e Militar, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Cerimonial e Guarda Mirim. Foram levantados e discutidos pontos como segurança pública, voluntariado, programação cultural e transporte das delegações.

De acordo com a coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Maristela Neves, a vistoria serviu como uma visita de reconhecimento dos principais locais dos Jogos. “Nossa impressão foi a melhor possível. Temos a oportunidade de fazer uma grande competição, pois as instalações estão de acordo com o que tínhamos planejado. Conhecemos o Centro de Convenções, achamos maravilhoso e bem localizado”, declarou a coordenadora.

Maristela Neves ainda destacou o legado para o Rio Grande do Norte: “As instalações esportivas estão sendo reformadas e adaptadas para atender as exigências e se adequar aos padrões das federações internacionais de cada modalidade. Também nos reunimos com a direção da Infraero no estado, que tem tratado os Jogos como um teste para a Copa do Mundo 2014. Isso fica como legado no sentido de divulgação do estado como destino turístico e palco de grandes eventos esportivos”.

Organização
A 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Ministério do Esporte, Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Governo da Paraíba.
O evento reunirá atletas de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru. A abertura acontecerá em 30 de novembro, às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Universitário da UFRN. A programação dos Jogos, porém, já começa no dia anterior, quando as delegações treinarão nos locais de competição.

Confira o site dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2012

Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade