Ensino_EducacaoBasica

Estudantes de Ceilândia participam de competição na Índia

A edição 2012 do circuito Quanta, competição internacional de conhecimento realizada na Índia, terá a participação de sete estudantes do CEM 9 de Ceilândia. Alunos se destacaram em olimpíadas no país e representarão o Centro-Oeste

postado em 22/11/2012 13:49

Estudantes de Ceilândia participam de competição na Índia

Sete estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia terão a oportunidade de participar de uma competição internacional de conhecimento, realizada em Lucknow, na Índia. Matemática, astronomia, computação e habilidade mental estão entre os desafios a serem enfrentados por eles na Quanta Internacional Competition for Science, Mental Abilitty and Eletronics 2012. Estudantes de 40 países também irão concorrer no exterior, de 15 a 18 de dezembro deste ano.


Os alunos Igor Queiróz, Paulo Victor Moreira, Yan Victor Santos, Bruno Lima, Guilherme Leite, Kesley Cortez e Marta Oliveira de Araújo são liderados pelas técnicas/professoras ou team leader, como são denominadas na competição, Paula Reiko Inoi Nishikawa e Alessandra Lisboa da Silva.

Os alunos de Ceilândia representarão o Centro-Oeste do Brasil na Índia após garantirem ao CEM 9 o 3; lugar na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, realizada entre maio e julho deste ano. A unidade de ensino também tem alunos premiados em competições de robótica, química, astronomia e astronáutica.

Segundo o diretor do CEM 9, José Gadelha Loureiro, o trabalho pedagógico desenvolvido na escola e o incentivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) foram fundamentais para o desempenho dos estudantes. "Sem dúvida há uma nova preocupação no GDF de despertar nos alunos essa possiblidade de quebrar barreiras na aprendizagem", afirmou o diretor. "E através da motivação dos professores e da família, a escola tem que cumprir esse papel", completou.

Trabalho interdisciplinar ; Na segunda-feira passada (19), o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, recebeu o time de alunos na sede da SEDF. "As ações integradas e a educação contextualizada e interdisciplinar são decisivas no cenário educacional", declarou o secretário. "Estamos empenhados na discussão e reforma do ensino médio, um debate que não pode deixar de lado a voz dos estudantes. O protagonismo juvenil é essencial para mudanças nessa etapa, como também à sociedade", ressaltou Denilson Bento.

Nos próximos dias serão finalizados os procedimentos para a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da viagem dos alunos. A expectativa é que em 12 de dezembro a equipe embarque à Índia.

Quanta ; O desafio do momento será a participação do time CEM 9 na competição Quanta. O certame compreende várias etapas, entre elas um debate sobre o Green Movement ou movimento verde. Outros desafios no formato quiz envolvem temas de química, física e biologia.

Os estudantes também serão desafiados em questões de matemática, astronomia, computação, habilidade mental e criatividade, a exemplo da criação de esculturas a partir de resíduos tecnológicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação