SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cidadania

Conhecimento ao alcance de todos

Alunosdoscursosdequalificaçãodoscentrosolímpicosrecebemosprimeiroscertificados, graçasaoprojetodesenvolvidoentreaSecretariadeEsporteseaFundaçãoAssisChateaubriand

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/01/2013 12:57 / atualizado em 21/01/2013 13:02

O sábado foi de comemoração no Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada). A primeira turma que concluiu os cursos gratuitos de qualificação social, oferecidos desde setembro de 2012, participou da cerimônia para a entrega dos certificados, com direito a lanche de confraternização. Hoje é a vez dos alunos de São Sebastião. E, no próximo fim de semana, as unidades de Riacho Fundo e Samambaia se preparam para a festa. Ao todo, o Projeto, realizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, entregará 500 certificados nesta primeira etapa de reconhecimento dos participantes nos quatro centros olímpicos.

O evento de ontem reuniu dezenas de alunos e familiares. Luan Souza Costa, 13 anos, concluiu o curso de Inclusão digital. A mãe, a dona de casa Maria Aparecida de Souza Costa, 42, diz que a qualificação fez a diferença na vida do garoto. “Apesar de ele já saber muito de computador, vejo que aprendeu ainda mais.Hoje, é ele quem nos ajuda em casa, quando temos dúvidas”, comentou, orgulhosa. Luan, que faz basquete na unidade de Ceilândia, foi o primeiro a receber o certificado das mãos do secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro. “Este certificado vai ser importante para mim lá na frente”, ressaltou o menino.

De acordo com o secretário, os cursos de Inclusão digital, Preparação para o emprego, Educação no trânsito para o uso da moto, Lógica básica e Ética e cidadania têm facilitado o acesso à informação disponibilizada no mundo digital. “Essas aulas puderam auxiliar os participantes a entrarem em um mercado de trabalho competitivo com muito mais conhecimentos. Além de qualificar os jovens, os cursos permitiram que vários idosos tivessem o primeiro contato com o computador”,
destacou Júlio Ribeiro.

A dona de casa Vanderleila Maria dos Santos, 58 anos, saiu do mercado de trabalho para cuidar de uma doença.Mas, hoje, ela se sente em condições de voltar. “Os quatro cursos me ajudaram muito. Agora, quero fazer o módulo de trabalho, para me aprofundar ainda mais. O  as matrículas estaremabertas para toda a comunidade me permitiu estar aqui hoje”, ressaltou.

A cerimônia emocionou nãosó os alunos. A monitora dos cursos no Centro Olímpico de Ceilândia, Aline Pedrosa, acompanhou o processo e se sente orgulhosa dos resultados. “É incrível vê-los (estudantes) crescer. Pude ver que alguns alunos realmente abraçaram os cursos e puderam evoluir. Perceber a mudança neles é muito gratificante”, disse.

De acordo com Márcio Falcão, gerente do Centro Olímpico da Ceilândia pelo Projeto Esporte e Cidadania, os cursos têm cumprido seu objetivo de democratizar o acesso à informação. “Por conta do esforço dos alunos, estamos realizando esses eventos. São para o reconhecimento desse esforço deles”, disse.

Inscrições abertas

Quem ainda não participou dos cursos gratuitos de qualificação social ainda tem chance. As inscrições continuam abertas para a comunidade nos Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Ao todo, são oferecidos cinco módulos, com aulas semipresenciais. Inclusão digital e Ética e cidadania podem ser cursados por pessoas com escolaridade a partir do 7º ano do ensino fundamental. Já os cursos de Preparação para oemprego, Educação no trânsito para uso da moto e Lógica básica são direcionados para quem está no ensino médio ou já foi aluno
 nesta etapa.

As vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade nos centros. Mais de mil pessoas já se inscreveram. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, às 8h, 10h, 14h, 16h e 18h (esse último horário é exclusivo para alunos a partir dos 18 anos). E, às terças e quintasfeiras, também das 12h às 14h. Aos sábados, há turmas das 8h às 10h e das 10h às 12h. Informações pelo site www.esportecidadaniadf. org.br.
Tags:

publicidade

publicidade