SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Volta as Aulas

160 mil retomam os estudos hoje

O número representa 80% dos alunos das instituições particulares do DF. Segundo o Detran, o fluxo de veículos deve aumentar 30%. Início na rede pública será em 14 de fevereiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/01/2013 11:19 / atualizado em 28/01/2013 12:12

Flávia Maia

Mais de 350 instituições de ensino privado iniciam hoje o ano letivo. Com isso, voltam às salas de aula cerca de 160 mil estudantes do Distrito Federal, após dois meses de férias. De acordo com o Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), esse contingente representa 80% dos alunos das instituições particulares do DF, entre creches e escolas de ensino básico, fundamental e médio — no total, são 450 instituições de ensino e 200 mil estudantes. Dessa forma, com a retomada da rotina estudantil, tanto o Batalhão de Policiamento Escolar quanto o Departamento de Trânsito (Detran-DF) estão preparando operações especiais.

Segundo informações do Detran, com o início do ano letivo nas escolas privadas, o trânsito deve voltar ao normal na capital do país. O fluxo, em relação ao período de férias, deve aumentar em 30%. “Vamos fazer operação especial de volta às aulas para alertar os motoristas que as crianças estão voltando. Como está chovendo muito, essa fiscalização terá que ser intensificada”, afirmou José Alves Bezerra, diretor do órgão.

Agentes do Detran vão se posicionar em faixas de pedestres e nas redondezas das escolas. O intuito é auxiliar o trânsito, principalmente nos pontos de maior concentração de escolas e veículos. Este é o caso da Asa Sul. Com a volta às aulas, a região tende a ficar com tráfego complicado. O Detran orienta aos pais que cheguem um pouco antes do horário de entrada estipulado pela escola e evitem estacionar em fila dupla para diminuir os congestionamentos. Além disso, eles devem acompanhar os filhos até a porta da instituição para evitar acidentes. O transporte escolar também será alvo da fiscalização do Detran-DF. Atualmente, são 2,3 mil veículos autorizados (veja reportagem na página 23).

Operação especial
O Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar vai ajudar o Detran a garantir a tranquilidade e a segurança na volta às aulas. O grupamento montou operação especial para o início do ano letivo. A partir das 7h de hoje, cerca de 350 agentes, 20 viaturas e 10 motos reforçarão o policiamento nas proximidades das escolas. A operação vai até 28 de fevereiro. Asas Sul e Norte e Taguatinga Sul serão os principais pontos monitorados por conta da concentração de colégios. “Vamos atuar com patrulhamento e também na distribuição de fôlderes com dicas de segurança para pais, alunos e professores”, explica o major Valtênio Antônio de Oliveira, comandante em exercício do Batalhão Escolar.

Entre as orientações do batalhão, está o cuidado com os equipamentos eletrônicos, em especial, o tablet, ferramenta pedagógica já utilizada em muitas escolas. “Pedimos para que os alunos não exibam esse material, que o usem apenas no interior da escola”, orienta o major. Ele sugere também que os estudantes andem sempre uniformizados e que evitem passar por locais ermos sozinhos.

Datas diferentes
O início do ano letivo é livre para cada escola, por isso, alguns colégios privados prorrogaram para 31 de janeiro e 4 de fevereiro o retorno das atividades. Na rede pública de ensino, os alunos retomam os estudos em 14 de fevereiro. A exigência da Lei de Diretrizes e Bases, do Ministério da Educação, é a de que as escolas cumpram os 200 dias letivos. Por conta do calendário apertado, a diretora do Sinepe, Fátima de Mello Franco, aconselha os estudantes a não perderem a primeira semana de aulas. “É o primeiro contato do aluno com a escola. É nesse momento que ele conhece as normas da escola, o conteúdo e o método de avaliação, explica.

Tiago de Souza Fernandes, 12 anos, sabe da importância do primeiro dia de aula. Em 2013, ele vai para o 8º ano do ensino fundamental e está ansioso. “Estou achando bom voltar para a escola, estes últimos dias de férias estavam enjoativos”, afirma o garoto. Para se preparar para o retorno aos estudos, ele e a mãe, Doleny Francisca de Souza Fernandes, 47, compraram os livros e o material escolar necessário juntos. “Amanhã (hoje), vamos acordar cedo para evitar o trânsito e conseguir estacionar”, promete a mãe, que leciona na mesma escola em que o filho estuda, em Sobradinho.


"Vamos atuar com patrulhamento e na distribuição de fôlderes com dicas de segurança”

Valtênio Antônio de Oliveira, comandante em exercício do Batalhão Escolar


Dicas para a retomada

Pais

» Não deixe seu filho perder o primeiro dia de aula. Nesse início, a escola apresenta aos alunos as normas, o conteúdo e o método de avaliação;

» Procure sair de casa um pouco mais cedo do que o habitual para evitar atrasos provocados pelo trânsito;

» Respeite a sinalização do trânsito;

» Acompanhe as crianças até a porta da escola para evitar situações indesejáveis;

» Procure manter o diálogo aberto com professores e coordenadores da escola.

Alunos
» Organize o material escolar na noite anterior;

» Use sempre o uniforme, isso ajuda na identificação em casos de emergência;

» Atravesse na faixa de pedestres e não se esqueça de acenar antes para os carros pararem;

» Se sua escola adota tablet ou qualquer outro equipamento eletrônico, não fique expondo-o na rua para não chamar a atenção.

 

Estrutural muda esta manhã

Os motoristas que transitarem pela Via Estrutural na manhã de hoje devem ficar atentos às mudanças no trânsito da pista no trajeto de quem chega ao Plano Piloto. Com o fim das férias escolares, e o consequente aumento do tráfego, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciará uma fase de testes na Estrutural pela manhã, quando o fluxo de veículos nas duas pistas está no sentido Taguatinga/Brasília. A via sofrerá alteração na pista reversa com o objetivo de organizar o trânsito nos períodos de pico. O horário permanecerá o mesmo da inversão de fluxo atual, das 5h45 às 9h. As alterações serão sinalizadas com cones.

Atualmente, quem trafega pela pista norte da Estrutural utiliza o Viaduto Ayrton Senna para cruzar a Epia. Já os veículos que vêm pela pista sul pegam desvio por baixo do viaduto, e recebem auxílio policial para atravessar o cruzamento da Epia. Com as mudanças, os condutores da esquerda, direcionados a acessar a Epia, não dependerão mais de controle policial para entrar na rodovia. Eles deverão seguir pela pista de três faixas, passar em frente ao Shopping Popular e à antiga Rodoferroviária, subir o viaduto de fluxo contrário e entrar no primeiro retorno do Eixo Monumental a fim de pegar o sentido correto (veja ilustração).

Já quem vier do contrafluxo do Eixo, a partir do Plano Piloto, deverá continuar nas duas faixas restantes do viaduto e pegar uma pista que leva, enfim, à Epia. Toda a operação será realizada com o apoio de agentes do DER, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Ainda haverá alterações no trecho da DF-003 que vai do Balão do Colorado até o do Torto. A partir de hoje, a via ganhará mais faixas para os veículos que seguem em direção ao Plano Piloto no início da manhã. Na descida do Colorado, a reversão da pista, que não é feita desde 17 de dezembro, vai voltar nos mesmos moldes do semestre passado: das 6h30 às 9h, com uma faixa a mais no trecho entre o Balão do Colorado e o Balão do Torto para quem vem de Sobradinho.

 

Tags:

publicidade

publicidade