SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Volta às aulas com estilo

Saiba como tornar o ano letivo muito mais proveitoso e divertido

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/01/2013 12:10 / atualizado em 28/01/2013 12:20


 (Maurenilson Freire/CB/D.A Press) 

Deu aquele frio na barriga porque você acha que as matérias vão ser megadifíceis? Medo de passar o intervalo sozinho ou só com gente mala? Ou mau humor mesmo porque as férias acabaram? Não se preocupe: a volta às aulas é assim mesmo. E como a escola vai rolar de novo de qualquer jeito, vale a pena se animar e pensar em tudo de legal que você vai aprender, no pessoal diferente que vai conhecer, e nesta fase nova que está só começando.

O Super! reuniu um time de especialistas para turbinar essa volta às aulas. A nutricionista Milena Custódio, a fisioterapeuta Lízia Fabíola e a professora Márcia Maria dão dicas sobre como tornar o dia a dia mais saudável e divertido, para todo mundo tirar nota 10 neste ano. Dê uma olhadinha aqui antes de arrumar a mochila e boa aula!

João Felipe, 9 anos, e Ana Luisa, 6, vão mudar de casa e de escola (Carlos Moura/CB/D.A Press) 
João Felipe, 9 anos, e Ana Luisa, 6, vão mudar de casa e de escola

Ano novo, escola nova!
O ano já chegou  cheio de novidades para os irmãos João Felipe, 9 anos, e Ana Luisa Vieira, 6. Eles vão se mudar de casa depois do Carnaval e precisarão trocar também de escola. A expectativa é enooorme: Luisa espera fazer amiguinhos e conhecer a nova professora, enquanto João Felipe não vê a hora de começar as aulas de capoeira.

— Acho que vai ser tudo diferente do ano passado, mas vai ser legal. Não estou com nenhum pingo de medo!, revela o corajoso João Felipe.

Já a sua irmã não vê a hora de as aulas começarem:

— Na minha antiga escola, tinham umas meninas que brigavam comigo. É muito chato quando tem gente assim, que briga sem motivo. Esse ano vai ser legal, vou fazer novos amigos! Estou muito ansiosa!, revela.


Xô, ansiedade!
Ficar ansioso antes de as aulas começarem é normal! Se você está indo para uma escola nova, o frio na barriga pode ficar ainda maior. Para dar um sossego nesse nervosismo todo, uma boa pedida é agendar uma visita ao colégio antes de o ano letivo começar. Aproveite para conhecer tudo e tirar suas dúvidas.

Hora do lanche
O pior já foi: você conseguiu acordar cedo, mesmo depois de passar as férias saindo do quarto todo amassado só à hora do almoço. Então, antes de ir à escola, não se esqueça de tomar o café da manhã. Essa é a refeição essencial para começar o dia cheio de disposição. Por isso, é a mais importante do dia.
Na hora de aprontar a lancheira, deixe doces, salgadinhos e outras “porcarias” que a gente adora para o fim de semana. Aproveite para levar um lanchinho saudável, com pão integral, requeijão e peito de peru, ou pelo menos, uma fruta, uma fatia de bolo e um iogurte. Assim, você fica forte, bem alimentado, e não vai sentir fome até a próxima refeição. Outra dica legal é tentar jantar mais cedo, para que a digestão não atrapalhe você na hora de dormir.

Tu-tu-tuuuu...
Durante a aula, nada de usar o celular. É muito legal se divertir com joguinhos, dar uma olhada no Facebook e mandar mensagens ou ligar para os amigos, mas você precisa prestar atenção, né? O melhor é deixá-lo desligado dentro da mochila, e usá-lo só em alguma emergência. Estabeleça com seus pais um horário durante o recreio para que eles possam ligar para você, caso precisem.

Que estresse é  esse?
Não se ocupe com atividades demais. Você pode até começar o ano mega empolgado e querendo fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas, quando o cansaço bater, vai ter que abrir mão de alguma delas. Escolha fazer até duas atividades extras, como um esporte e um curso de idiomas, por exemplo. Afinal, você também precisa reservar um tempinho para relaxar.

Internet também é cultura!
Essa vai para quem acha que o computador só serve para bater papo com os amigos, ver vídeos engraçadinhos e ficar xeretando o perfil dos outros no Facebook. A Internet é uma fonte infinita para você se aprofundar ainda mais naquilo que viu e mais gostou na sala de aula. Também é importante ficar bem informado. Leia as notícias que mais te interessam, e você nunca vai ficar sem assunto na escola.

Material nos trinques
Mantenha sempre seu material organizado. O cheirinho dos livros e  dos cadernos novos até ajuda a empolgar na hora de voltar para a escola. Mas, para que eles permaneçam assim, é legal encapá-los, evitar fazer orelhas nas páginas, manter seu estojo completo e usar só lápis na hora de escrever nos livros. Quem sabe ele não pode ser usado mais uma vez por um irmão mais novo ou outro colega da escola? Ah, e não se esqueça de etiquetar tudo com seu nome para não dar confusão.

A roupa nossa de cada dia
Tem gente que não curte usar uniforme porque deixa todo mundo igual, mas imagine o trabalhão de ter que escolher uma roupa todo dia! Procure respeitar as regras da escola, e use sempre o seu uniforme. Ah, e escolha um tênis bem confortável e leve, nem folgado  nem apertado demais.

Você pensa que acabou?
Fora da escola, reserve uma hora por dia para fazer o dever de casa, revisar conteúdos do dia e não deixar nada acumular. Escolha um cantinho especial da sua casa para fazer suas tarefas tranquilo, longe do rádio, TV, videogame, computador e outros passatempos que podem atrapalhar sua concentração – assim, você termina a lição mais rápido e sobra mais tempo para brincar. Só não vale ir estudar na cama e cair no sono: estudar à mesa é melhor.

De bem com a vida — e com os outros
Não se esqueça: ninguém precisa ser igual a ninguém. Por isso, respeite os colegas, professores e funcionários. E mesmo com tantos amigos em potencial no primeiro dia de aula, sempre vão aparecer uns colegas chatos, que adoram arrumar uma briga. Se a barra pesar de verdade e alguém desrespeitar você, é melhor falar com a professora, seus pais ou mesmo com a direção, porque violência não pode ter lugar na escola.
Tags:

publicidade

publicidade