SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Nova plataforma virtual vai auxiliar dirigentes municipais de educação

Mais de 300 municípios se cadastraram até o momento. Base de dados traz informações de todos os municípios do país

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/01/2013 19:16

Conviva/Divulgação
No dia em que se encerra o 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, ocorre o lançamento de uma plataforma idealizada para organizar e fortalecer a administração e o investimento em educação. Agora, os 5.568 municípios brasileiros poderão contar com o Conviva Educação, ambiente virtual gratuito, fruto de parceria inédita entre um grupo de 11 instituições públicas e privadas, entre elas a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Beatriz Ferraz, gerente do Instituto Natura e uma das organizadora da plataforma, defende a iniciativa como uma oportunidade de gerar impacto real nas secretrarias de educação e nas vidas dos estudantes brasileiros. “A ideia nasceu do desejo de potencializar as possibilidades da educação do país. Quando rastreamos as áreas onde não havia tanto investimento, entendemos que qualificar a gestão das secretarias traria melhorias ao aprendizado dos alunos. E esse é o desejo final da plataforma.”

Com o Conviva, será criada uma nova base com informações de todos os municípios do país, reunindo dados que, de outra maneira, se perderiam com as trocas constantes de mandato nas prefeituras. No ano passado, 16 municípios brasileiros foram acompanhados pela comissão de desenvolvimento da plataforma e foram listadas as necessidades de cada um deles. Na lista, o problema da rotatividade de profissionais e a perda de dados, além da falta de ferramentas tecnológicas que auxiliassem o armazenamento das informações foram questões levantadas pela equipe. “Tínhamos pressa em colocar a iniciativa no ar, pois os cem primeiros dias de gestão dos novos prefeitos são essenciais. A ferramenta vai auxiliar no trabalho dos gestores, de forma prática”, garante Beatriz.

Estímulo e organização

A presidente da Undime e secretária municipal de educação de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repullho, acrescenta que, embora o trabalho seja recente, mais de 300 municípios já se cadastraram para utilizar a ferramenta.

Fica a cargo dos gestores de cada município acrescentar informações tidas como prioritárias para a qualidade do serviço, tais como merenda e material escolar, transporte estudantil, calendário e orçamento. “É um investimento na estratégia em educação do país. Haverá um suporte efetivo no dia a dia de cada município. Isso é um estímulo para que haja participação dos secretários”, explica Cleuza.

José Carlos Arrigo, pedagogo e secretário de Educação da cidade de Vilhena, no estado de Rondônia, vê com bons olhos a aplicação do projeto. “Imagine encontrar todo o trabalho da secretaria da mesma maneira como encontrei há quatro anos, quando entrei. Tínhamos que ficar procurando todo tipo de informação em vários sites e com várias pessoas. Nisso, muita coisa se perdeu. Vai facilitar demais o trabalho.”

De Florianópolis, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina e atual secretário de Educação da cidade, Rodolfo Pinto da Luz, defende que planejamento e organização são importantes para o prosseguimento da iniciativa: “Ter controle, no caso da educação, que possui um trabalho muito complexo, é fundamental. De início, a ferramenta parece ser fácil de utilizar e aberta a interferências e melhorias nossas. É algo muito interessante”.

Conviva/Divulgação
A iniciativa recebeu também o apoio do ministro da a Educação, Aloizio Mercadante. Durante o lançamento do portal, ele declarou que fará todo o esforço possível para fortalecer o ambiente virtual. "Temos de empreender todo esforço na formação dos gestores e suas equipes", afirmou o ministro.

Futuro
Até esta sexta-feira (1º/2) estão sendo realizadas oficinas para representantes da educação de todos os estados brasileiros. São treinamentos tecnológicos e teóricos que apresentam a ferramenta e as possibilidades de uso. De agora em diante, cada um desses secretários deverá passar para os gestores dos municípios os modos de utilização da plataforma. “É essencial replicar e ampliar esse conhecimento”, afirma Beatriz Ferraz, uma das organizadoras da plataforma.

A página possui uma versão aberta ao público. Basta acessar o endereço www.demo.convivaeducacao.org.br para conhecer a ferramenta.
Tags:

publicidade

publicidade