Ensino_EducacaoBasica

Ensino médio será debatido hoje com representante da Capes

postado em 19/02/2013 10:40
A Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio ouve hoje à tarde a professora Carmem de Castro Neves, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além de avaliar os cursos de mestrado e doutorado e investir nesses cursos, a Capes também é responsável, desde 2007, pela formação e capacitação de professores da educação básica, atuando na integração entre pós-graduação, formação de professores e escola básica.

Criada em maio deste ano, a comissão especial pretende apresentar uma na legislação atual sobre o ensino médio, com uma reformulação do currículo. O presidente da comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), entende que, atualmente, o ensino médio não cumpre suas finalidades de preparar o jovem para a continuidade do estudo e para o mundo do trabalho. Ele considera que o ensino médio se transformou em mera etapa intermediária de acesso à universidade. "E nem como etapa intermediária ele cumpre seu papel, porque não desperta no jovem sua vocação acadêmica, sua vocação à pesquisa, à ciência", diz.

O relatório final será apresentado no segundo semestre. Além de projetos de lei, os deputados vão sugerir novas ações ao Ministério da Educação.

Participação popular
O debate desta terça está marcado para as 14h30, no Plenário 9. Os internautas poderão participar das discussões por meio de bate-papo promovido pelo portal e-Democracia, com apoio da Coordenação de Participação Popular. e participe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação