SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Competição concederá bolsas de estudo para os primeiros 6 mil estudantes classificados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/03/2013 16:47 / atualizado em 08/03/2013 16:59

Agência Brasília


As inscrições para a nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até 5 de abril. O evento é voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública.
 
"O objetivo da olimpíada de matemática é minimizar as dificuldades para fins de aprendizagem, reduzir a repetência e, por fim, descobrir talentos que possam desenvolver a tecnologia no país", esclarece Reginaldo Ramos de Abreu, coordenador regional da OBMEP do Distrito Federal.
 
A primeira fase será realizada em 4 de junho, em três turnos distintos, cada um com duração de duas horas. A prova será constituída de 20 questões objetivas. Os exames serão realizados nas escolas inscritas.
 
A segunda etapa ocorrerá em 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), com três horas de duração. Os locais para a segunda fase ainda não foram definidos. A prova é composta de seis questões dissertativas. O resultado da premiação será divulgado em 29 de novembro no site da OBMEP.
 
Os estudantes inscritos são classificados em três níveis, de acordo com a escolaridade: os de sexto e sétimo ano são nível um; oitavo e novo ano do ensino fundamental, nível dois; e ensino médio, nível três.
 
Serão premiados 6 mil estudantes em todo o país, que receberão medalhas de ouro, prata ou bronze, além de uma bolsa do CNPq no valor de R$ 100 por mês durante um ano e participação no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). Os concorrentes também serão contemplados com bolsa para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) quando ingressarem na faculdade, privada ou pública, e independentemente do curso escolhido.
 
Também serão premiados 1.010 professores e até 480 escolas, de acordo com o regulamento. A olimpíada não tem custo para a escola nem para os alunos.
 
A competição é uma iniciativa dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Inscrições: até 5 de abril
Provas:
- Primeira fase - 4/6 em cada escola participante
- Segunda fase - 14/9 em locais a serem definidos

Coordenação Regional da OBMEP no DF

Reginaldo Ramos de Abreu
Endereço: QNB 01 Área Especial, Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga
Telefone: 3901-8046
Mais informações no site www.obmep.org.br/.
Tags:

publicidade

publicidade