SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Senado lança hoje revista Em Discussão sobre desafios da educação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/03/2013 15:00 / atualizado em 19/03/2013 16:14

Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e a Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs) promovem, logo mais, às 18h30h, na Biblioteca do Senado, o lançamento da 14ª edição da revista Em Discussão! A revista a necessidade de aumento da participação da União na educação, para que o país possa dar o salto de qualidade no setor.

A revista, que cobre audiências públicas realizadas no Senado, teve como base o ciclo de debates “Educação e Federalismo – educação básica: responsabilidade do governo federal?” realizado pela CE em 2012, no qual 21 especialistas do governo, de organizações não governamentais, de universidades e institutos de pesquisa apresentaram dados sobre a realidade educacional do país, sugerindo caminhos para que o desempenho dos estudantes brasileiros, que hoje é muito ruim, possa melhorar.

Nas 84 páginas da revista, são apresentados números da educação nacional (matrículas, percentuais de analfabetos, investimentos, dados por nível de ensino, por estado e região, desempenho em provas de avaliação nacionais e internacionais etc.), discutindo ainda a participação da União, estados e municípios no financiamento do setor.

A revista traz ainda as propostas em discussão no Senado como o Plano Nacional de Educação (PNE – PLC 103/12) e o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que cria uma carreira nacional para os professores de escolas públicas e estabelece parâmetros de qualidade de infraestrutura e desempenho das escolas (PLS 320/08).

Por fim, para dar uma noção do que pode ser feito para melhorar a educação no país, a publicação apresenta casos de nações, como a Finlândia e a Coreia, que conseguiram, em prazos relativamente curtos, universalizar a educação e liderar os rankings mundiais de desempenho.

publicidade

publicidade