Bem finito

Saiba por que é importante comemorar o Dia Mundial da Água

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/03/2013 12:51 / atualizado em 22/03/2013 12:56

Você acorda, lava o rosto para se livrar daquela remelinha básica, escova os dentes, faz xixi, dá descarga, lava as mãos e depois vai tomar seu café quentinho. Em menos de meia hora — ou mais, para os mais preguiçosos pela manhã —, olha só quantas vezes você já precisou de água. E a gente só dá bola para ela quando falta! Na verdade, esse recurso natural é tão importante que todo dia deveria ser dia da água, mas ela ganhou uma data especial: 22 de março. Saiba mais sobre a água e o que você pode fazer para ajudar a preservar nossas reservas.


Toda história tem um começo
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas quando aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que rolou no Rio de Janeiro em 1992 e ficou mais conhecida como Eco-92 (os seus pais se lembram com certeza!). A água passou a ter seu próprio dia, 22 de março, em 1993 e, todo ano, a ONU vem com um tema diferente sobre o assunto para a gente discutir e refletir.

Este ano, o tema é “Cooperação pela Água” e que tem tudo a ver com a situação desse recurso hoje no nosso planeta. Afinal, a água está em perigo (veja o boxe). A água é fundamental para a vida, para o nosso bem-estar e também para o desenvolvimento das atividades na Terra, mas acontece que as fontes são limitadas — um dia a gente pode não ter água para todo mundo. Se a vida já fica bem complicada quando a gente fica sem água por um dia ou dois, imagine tentar sobreviver sem ela!

Assim, só mesmo com a cooperação de todos os países do mundo (e também de quem mora lá, claro) é que o planeta vai conseguir tomar conta das nascentes e reservas de água para não faltar para ninguém, e também para esse recurso tão importante ser distribuído de maneira justa.


Em perigo
A gente precisa comemorar enquanto tem água: se continuarmos gastando e poluindo desse jeito, daqui a 25 anos as pessoas vão usar 90% da água do planeta inteiro, deixando só um restinho para plantas e animais. E ainda tem muita gente sem noção que desperdiça água! Então, como é que a gente vai fazer no futuro?

E mais: a água que temos hoje está cada vez mais contaminada pelos venenos para matar bichos nas plantações (mas que escorrem para o solo e para os depósitos subterrâneos de água), pelo lixo que as indústrias jogam sem dó nos rios e oceanos, pelo derramamento de óleo de navios, pelos dejetos não tratados em lugares que não têm saneamento básico (isto é, a água que sai da sua — ugh — privada não é tratada e vai suja mesmo para rios e oceanos)... Sem contar as doenças que podemos pegar com toda essa água poluída. Se a gente não começar a pensar nas consequências de tudo isso, a água pode começar a faltar daqui a 50 anos! E aí vamos ver como fica a vida na Terra...


A festa começa mais cedo
O Dia da Água é comemorado em 22 de março, mas a gente já pode começar a festança a partir de amanhã em Brasília com a Abertura da Semana das Águas no Parque Ecológico Águas Claras. Nesse dia, vão rolar brincadeiras e vídeos sobre o assunto e, quinta-feira, a partir das 9h, a galera do Clube de Ciências do Centro Educacional Adventista Milton Afonso vai fazer a limpeza das nascentes. O evento é promovido pelo Clube de Aventureiros Águas Kids. Mais informações no site ou pelo telefone (61) 3381-3840.


É tudo!

Não é à toa que a água é tão importante para a vida: foi lá que a vida começou, há mais de 3,5 bilhões de anos. Além de ser a casa de milhares de espécies de animais e plantas, e matar a sede de todos eles, a água é o principal ingrediente das 100 bilhões de células do nosso corpo! Veja a quantidade de água em...

  • sangue: 83%
  • músculos: 75%
  • gordura: 25%
  • ossos: 22%
  • O corpo de um homem é 60% composto por água. Já as mulheres adultas têm 50% de água. E os bebês estão sempre molhados mesmo: 70%!
  • O mais triste dessa história é que uma a cada seis pessoas no mundo não tem água potável, ou seja, limpa e que dá pra gente beber sem medo de doenças.

E mais: imagina o tanto de doenças que a gente teria (sem falar do cheirinho) sem um bom banho ou a escovação dos dentes. A água das cachoeiras também movimenta as usinas hidrelétricas, que geram energia para você acender a luz e ler o Super! à noite, por exemplo. E entra na fabricação de um monte de produtos nas indústrias. A água está mesmo por toda a parte.


Cadê a água?
A água está por toda a parte, no mundo todo e nos seres vivos – incluindo você, claro!
  • 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água.
  • 92% desse aguaceiro todo está nos Oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antárctico.
  • 0,7% da água da superfície está nos rios, lagos, solo e rochas rasas da Terra. O rio por onde passa o maior volume de água é o nosso Amazonas: são 200.000 m3 de água por segundo! Já o maior comprido é o Nilo, na África, com 6.700km de extensão. O Baikal, na Rússia, é o lago com maior volume de água do planeta, e o mais profundo também.
  • 2,1% da água está nas calotas polares e geleiras. Brrr!
  • 0,001% da água está na atmosfera, como nas nuvens.


Raio-X
A água nossa de cada dia, como tudo no planeta é formada por pedacinhos bem pequenos, as moléculas, que por sua vez são formadas por pedaços ainda menorzinhos, os átomos: um de hidrogênio (H) e dois de oxigênio (O). É por isso que a fórmula da água é H2O – e a molécula fica assim, a cara do Mickey.

Para você ter uma idéia, esses pedacinhos são TÃO minúsculos que uma gota de água tem mais de 1.000.000.000.000.000.000.000.000 (1 septilhão!) de moléculas assim.


O que você pode fazer

  • Para não gastar água à toa, feche a torneira quando estiver escovando os dentes, passando detergente nos pratos na cozinha ou se ensaboando no chuveiro. E nada de ficar brincando de reality show musical com a água ligada!
  • Em vez de o seu pai virar “destaque da mangueira” lavando o carro, que tal usar um balde para espalhar a água? A mesma coisa vale para lavar a calçada, o quintal, a garagem...
  • Espere juntar bastante roupa e só então ligue a máquina de lavar. Também é legal ver se a descarga não está usando água demais sem precisar.
  • Ficar de olho: o esgoto do seu bairro é tratado? A indústria perto da sua casa está jogando lixo no córrego? E nada de jogar lixo nos rios, nem no mar!
  • Ajude a espalhar essas informações para o pessoal da família, da escola e do bairro. Assim, cada vez mais gente pode participar.



Por onde vai aquela gota d’água?
Alguém já se perguntou quais os rumos de uma pequena gota d’água que cai após fina chuva? Durante algum tempo pendurada na folha de uma árvore, uma gotinha passa a observar o mundo ao redor e se assusta com a possibilidade de cair em uma poça d’água bem próxima, onde caem também outras gotas. Depois da inevitável queda, a simpática gotinha viaja pela natureza, agora como parte de um todo — a própria água.

 

Leia

A história da gota d’água
de Domingos Pellegrini, com ilustrações de Rubem Filho
Geração Editorial
R$ 29,90

Tags: