Ensino_EducacaoBasica

Bem finito

Saiba por que é importante comemorar o Dia Mundial da Água

postado em 21/03/2013 12:51
Saiba por que é importante comemorar o Dia Mundial da ÁguaVocê acorda, lava o rosto para se livrar daquela remelinha básica, escova os dentes, faz xixi, dá descarga, lava as mãos e depois vai tomar seu café quentinho. Em menos de meia hora ; ou mais, para os mais preguiçosos pela manhã ;, olha só quantas vezes você já precisou de água. E a gente só dá bola para ela quando falta! Na verdade, esse recurso natural é tão importante que todo dia deveria ser dia da água, mas ela ganhou uma data especial: 22 de março. Saiba mais sobre a água e o que você pode fazer para ajudar a preservar nossas reservas.


Toda história tem um começo
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas quando aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que rolou no Rio de Janeiro em 1992 e ficou mais conhecida como Eco-92 (os seus pais se lembram com certeza). A água passou a ter seu próprio dia, 22 de março, em 1993 e, todo ano, a ONU vem com um tema diferente sobre o assunto para a gente discutir e refletir.

Este ano, o tema é ;Cooperação pela Água; e que tem tudo a ver com a situação desse recurso hoje no nosso planeta. Afinal, a água está em perigo (veja o boxe). A água é fundamental para a vida, para o nosso bem-estar e também para o desenvolvimento das atividades na Terra, mas acontece que as fontes são limitadas ; um dia a gente pode não ter água para todo mundo. Se a vida já fica bem complicada quando a gente fica sem água por um dia ou dois, imagine tentar sobreviver sem ela!

Assim, só mesmo com a cooperação de todos os países do mundo (e também de quem mora lá, claro) é que o planeta vai conseguir tomar conta das nascentes e reservas de água para não faltar para ninguém, e também para esse recurso tão importante ser distribuído de maneira justa.


Em perigo
A gente precisa comemorar enquanto tem água: se continuarmos gastando e poluindo desse jeito, daqui a 25 anos as pessoas vão usar 90% da água do planeta inteiro, deixando só um restinho para plantas e animais. E ainda tem muita gente sem noção que desperdiça água! Então, como é que a gente vai fazer no futuro?

E mais: a água que temos hoje está cada vez mais contaminada pelos venenos para matar bichos nas plantações (mas que escorrem para o solo e para os depósitos subterrâneos de água), pelo lixo que as indústrias jogam sem dó nos rios e oceanos, pelo derramamento de óleo de navios, pelos dejetos não tratados em lugares que não têm saneamento básico (isto é, a água que sai da sua ; ugh ; privada não é tratada e vai suja mesmo para rios e oceanos)... Sem contar as doenças que podemos pegar com toda essa água poluída. Se a gente não começar a pensar nas consequências de tudo isso, a água pode começar a faltar daqui a 50 anos! E aí vamos ver como fica a vida na Terra...


A festa começa mais cedo
O Dia da Água é comemorado em 22 de março, mas a gente já pode começar a festança a partir de amanhã em Brasília com a Abertura da Semana das Águas no Parque Ecológico Águas Claras. Nesse dia, vão rolar brincadeiras e vídeos sobre o assunto e, quinta-feira, a partir das 9h, a galera do Clube de Ciências do Centro Educacional Adventista Milton Afonso vai fazer a limpeza das nascentes. O evento é promovido pelo Clube de Aventureiros Águas Kids. Mais informações no site ou pelo telefone (61) 3381-3840.


É tudo!

Não é à toa que a água é tão importante para a vida: foi lá que a vida começou, há mais de 3,5 bilhões de anos. Além de ser a casa de milhares de espécies de animais e plantas, e matar a sede de todos eles, a água é o principal ingrediente das 100 bilhões de células do nosso corpo! Veja a quantidade de água em...

  • sangue: 83%
  • músculos: 75%
  • gordura: 25%
  • ossos: 22%
  • O corpo de um homem é 60% composto por água. Já as mulheres adultas têm 50% de água. E os bebês estão sempre molhados mesmo: 70%!
  • O mais triste dessa história é que uma a cada seis pessoas no mundo não tem água potável, ou seja, limpa e que dá pra gente beber sem medo de doenças.

E mais: imagina o tanto de doenças que a gente teria (sem falar do cheirinho) sem um bom banho ou a escovação dos dentes. A água das cachoeiras também movimenta as usinas hidrelétricas, que geram energia para você acender a luz e ler o Super! à noite, por exemplo. E entra na fabricação de um monte de produtos nas indústrias. A água está mesmo por toda a parte.


Cadê a água?
A água está por toda a parte, no mundo todo e nos seres vivos ; incluindo você, claro!
  • 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água.
  • 92% desse aguaceiro todo está nos Oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antárctico.
  • 0,7% da água da superfície está nos rios, lagos, solo e rochas rasas da Terra. O rio por onde passa o maior volume de água é o nosso Amazonas: são 200.000 m3 de água por segundo! Já o maior comprido é o Nilo, na África, com 6.700km de extensão. O Baikal, na Rússia, é o lago com maior volume de água do planeta, e o mais profundo também.
  • 2,1% da água está nas calotas polares e geleiras. Brrr!
  • 0,001% da água está na atmosfera, como nas nuvens.


Raio-X
A água nossa de cada dia, como tudo no planeta é formada por pedacinhos bem pequenos, as moléculas, que por sua vez são formadas por pedaços ainda menorzinhos, os átomos: um de hidrogênio (H) e dois de oxigênio (O). É por isso que a fórmula da água é H2O ; e a molécula fica assim, a cara do Mickey.

Para você ter uma idéia, esses pedacinhos são TÃO minúsculos que uma gota de água tem mais de 1.000.000.000.000.000.000.000.000 (1 septilhão) de moléculas assim.


O que você pode fazer

  • Para não gastar água à toa, feche a torneira quando estiver escovando os dentes, passando detergente nos pratos na cozinha ou se ensaboando no chuveiro. E nada de ficar brincando de reality show musical com a água ligada!
  • Em vez de o seu pai virar ;destaque da mangueira; lavando o carro, que tal usar um balde para espalhar a água? A mesma coisa vale para lavar a calçada, o quintal, a garagem...
  • Espere juntar bastante roupa e só então ligue a máquina de lavar. Também é legal ver se a descarga não está usando água demais sem precisar.
  • Ficar de olho: o esgoto do seu bairro é tratado? A indústria perto da sua casa está jogando lixo no córrego? E nada de jogar lixo nos rios, nem no mar!
  • Ajude a espalhar essas informações para o pessoal da família, da escola e do bairro. Assim, cada vez mais gente pode participar.



Saiba por que é importante comemorar o Dia Mundial da Água

Por onde vai aquela gota d;água?
Alguém já se perguntou quais os rumos de uma pequena gota d;água que cai após fina chuva? Durante algum tempo pendurada na folha de uma árvore, uma gotinha passa a observar o mundo ao redor e se assusta com a possibilidade de cair em uma poça d;água bem próxima, onde caem também outras gotas. Depois da inevitável queda, a simpática gotinha viaja pela natureza, agora como parte de um todo ; a própria água.

Leia

A história da gota d;água
de Domingos Pellegrini, com ilustrações de Rubem Filho
Geração Editorial
R$ 29,90
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação