Grupo musical orienta estudantes sobre carreira artística

A Banda Mais Bonita da Cidade ensina a alunos que fazer música exige dedicação e profissionalismo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/03/2013 20:21 / atualizado em 27/03/2013 20:52

A intenção da Banda Mais Bonita da Cidade não era ser um estouro da internet. “Só queríamos ter uma banda bem-sucedida”, afirmou Uyara Torrente, vocalista do grupo, em uma descontraída conversa com alunos do Centro Educacional Sigma, na 911 Norte. O encontro dos músicos com os estudantes foi proposto pelo professor de português Eli Guimarães. A ideia do evento é fazer que os jovens entendam que, por trás do sucesso, há muita organização e articulação profissional. “É bom desconstruir essa visão romântica e despretensiosa de que a carreira artística é só diversão”, defende o professor.

Uyara contou que, no início da banda, encarava a atividade como mais uma diversão. Apesar das experiências anteriores em teatro - que a fizeram entender a carreira artística como trabalhosa - preferia imaginar o grupo como um parque de diversões. Luís Bourscheidt, baterista da banda, compartilhava da ideia. Atualmente, os músicos reconhecem que a atividade tornou-se algo sério. “Ao entrar na faculdade, a gente nota que há muito trabalho em ser artista. O próprio professor afirma que a rentabilidade do profissional é proporcional ao quanto você vai se empenhar”, declarou Bourscheidt.

Os estudantes ficaram empolgados com a presença da banda na escola e gostaram bastante das dicas. Eduarda Zapponi, aluna do 3º ano do ensino médio do Sigma, afirmou que já conhecia as opiniões sobre o que é, de fato, a carreira artística, mas achou as dicas valiosas. “Ouvir a banda dizer isso reforça a ideia de trabalho árduo e é importante para nós, pois muitos de nossos colegas tem vontade de formar um grupo musical”, declarou Eduarda.

Oswaldo Othon tem 17 anos e já montou a própria banda, que só toca composições próprias, de gênero indie. Ele e dois amigos compõem a Star Collection há dois anos, e já se apresentaram em diversos pontos da cidade. O estudante afirmou que encarava a própria banda como hobbie, mas sempre estava atento aos conselhos do pai, que advertia sobre as dificuldades em montar uma banda. “Ano passado, assisti a uma palestra da Banda Mais Bonita da Cidade que mudou minha opinião sobre música. Agora entendo que não basta ir lá em um show e tocar o que gosta”, diz Othon.

Fellipo Redondo/Divulgação
História
O grupo musical curitibano surgiu em 2009 e tornou-se conhecido pelo lançamento do videoclipe Oração, que recebeu quase 5 milhões de visualizações no Youtube em apenas três semanas. Quando questionada sobre o nome da banda, Uyara brinca: “é bem óbvio, né? Basta olhar para o palco”. Após a descontração, explica que a inspiração veio de um livro de Chales Bukowski, chamado A mulher mais linda da cidade.

A banda se define como um grupo intérprete e, até agora, possui um CD e um vinil lançado em 2012. O grupo é composto por Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (teclado), Rodrigo Lemos (guitarra), Diego Plaça (baixo) e Luís Bourscheidt (bateria).
Tags: