SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Anuário Brasileiro da Educação Básica será lançado na próxima semana

Publicação reúne informações atualizadas sobre a Educação Básica brasileira, organizadas segundo as metas do Plano Nacional de Educação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/05/2013 16:52 / atualizado em 14/05/2013 17:17

A segunda edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica será lançada no próximo dia 22 de maio no Senado Federal, em Brasília (DF). A publicação, cuja primeira edição circulou em 2012, é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna que reúne indicadores educacionais de todo o País. Neste ano, o Anuário foi organizado de acordo com os temas contemplados nas 20 metas propostas no Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita atualmente no Senado Federal.

Além da nova organização, essa edição traz mais informações e séries históricas estatísticas para cada Unidade da Federação; análises de especialistas produzidas especialmente para a publicação; informações relativas à gestão e ao financiamento educacional, com explicações sobre a tramitação de Projetos de Lei, como o que institui o PNE, e sobre o funcionamento das principais estruturas governamentais de Educação; e conta também com um glossário de termos específicos da área.

Embora o PNE, com as 20 metas que hoje o integram, ainda não tenha sido aprovado, a organização feita de acordo com os temas propostos no documento facilita a leitura e a compreensão dos principais desafios da Educação no País. “O objetivo do Anuário é contribuir para o debate e ser uma ferramenta de apoio ao trabalho dos gestores em prol da melhoria da qualidade da Educação”, diz Luciano Monteiro, diretor de relações institucionais da Editora Moderna.

Para a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, a compreensão do quadro educacional do País é fundamental para que toda a sociedade brasileira possa acompanhar os debates em torno do PNE e, após sua aprovação, acompanhar sua implementação. “Vivemos um momento definitivo para o Brasil, que é a definição dos rumos da Educação para os próximos 10 anos. É essencial que se compreenda a situação atual para que o debate leve, de fato, à garantia de uma Educação de qualidade para todos os brasileiros”.

Assim que lançado, o Anuário estará disponível para download nos sites do Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br) e da Editora Moderna (www.moderna.com.br).

 

 

Tags:

publicidade

publicidade