SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada Brasileira de Física começa amanhã

A primeira fase da prova ocorre em escolas inscritas na competição. No Distrito Federal, 37 instituições de ensino participam das olimpíadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/05/2013 16:19 / atualizado em 20/05/2013 11:00

Neste sábado (18/5), será aplicada a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Física, às 13h, em escolas de todo país. No total, mais de 75 mil alunos estão inscritos na competição, e 1,7 mil estudantes participantes são do Distrito Federal. As olimpíadas são promovidas pela Sociedade Brasileira de Física e têm o objetivo de incentivar o ensino de ciências no país, identificar talentos no campo da Física e estimular os estudantes a participar de eventos internacionais na área, como a Olimpíada Internacional de Física que será em Copenhague, na Dinamarca, em julho deste ano.

Arquivo pessoal/Andressa Beltrão
A olimpíada é composta por três fases e, no final, há uma premiação a nível nacional. Os 40 melhores colocados do 1º ano do ensino médio e as 10 melhores notas do 2º ano são preparados para as etapas internacionais do evento. Os estudantes com os rendimentos mais satisfatórios ganharão passagens aéreas para participar da Olimpíada Iberoamericana de Física, que ocorrerá em setembro, no Paraguai, e da Internacional, na Dinamarca.

No Centro Educacional Leonardo Da Vinci, 300 alunos estão inscritos e devem responder a primeira etapa amanhã. Entre eles, Andressa Beatriz Beltrão, aluna do 3º ano do ensino médio, vai fazer o exame pela segunda vez. Em 2012, ela chegou até a terceira fase, e pretende ir mais longe dessa vez. "Não quero me arrepender por não ter me esforçado. Exijo de mim porque sei que vou precisar. Aproveito qualquer hora livre para ler e revisar as matérias", declara a secundarista.

A segunda e terceira etapas da competição ocorrem, respectivamente, em agoste e setembro. O resultado final sai no dia 13 de dezembro e será divulgado no site da olimpíada, assim como os resultados das outras fases, que serão publicados em junho e setembro. Os alunos premiados receberão medalhas e certificado de participação.

Tags:

publicidade

publicidade