SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Censo Escolar da Educação Básica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/05/2013 15:22 / atualizado em 29/05/2013 15:31

Iniciou nesta quarta-feira 29 de maio de 2013, a coleta dos dados educacionais da educação básica. Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via Internet, por meio do sistema Educacenso. Os gestores escolares terão até o dia 31 de julho para preencher e enviar as informações. Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, prevista para agosto, o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Os dados fornecidos pelas escolas terão como data de referência a última quarta-feira do mês de maio, nesse ano dia 29 de maio, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, profissional escolar em sala de aula (docente, tradutor intérprete de libras, auxiliar assistente educacional, profissional/monitor de atividade complementar), escola e turma.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 Assessoria de Comunicação do Inep

Tags:

publicidade

publicidade