SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunos brasileiros disputam Olimpíada de Matemática do Cone Sul no Paraguai

A competição reúne jovens de oito países latino-americanos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/06/2013 20:13 / atualizado em 04/06/2013 10:10

Divulgação
Um grupo de estudantes brasileiros está desde domingo (2/6) em Assunção no Paraguai para participar da 24ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. O evento, que acontece até 7 de junho, conta com a participação das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A disputa, além de possibilitar a troca de conhecimentos, busca reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino básico de diversos países latino-americanos.

Cada país é representado por uma equipe de até quatro estudantes com até 16 anos e dois professores líderes. O pernambucano Victor Oliveira Reis, o carioca Daniel Santana Rocha e os paulistas Murilo Corato Zanarella e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira integram o time brasileiro. Os jovens foram selecionados por meio de provas, listas de exercícios e pela pontuação conquistada na 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática em 2012. O grupo será supervisionado pelos pelos professores Fabio Brochero Martínez, de Minas Gerais, e José Armando Barbosa, do Ceará.

A disputa internacional é constituída de duas provas - que serão aplicadas na terça e na quarta - com questões sobre álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Os participantes terão 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. A competição vai premiar, na quinta-feira (6), os participantes com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
Tags:

publicidade

publicidade