SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação

Um em cada três estudantes do ensino médio está fora do fluxo escolar

Os números também chamam atenção do governo, que considera o ensino médio o maior desafio da educação, hoje

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/06/2013 11:37

Grasielle Castro /Correio Braziliense

Apesar de alarmante, o índice de 31,1% %u2014 correspondente ao ano passado %u2014, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, confirma a tendência de queda dos últimos 12 anos. Em 2000, mais da metade dos secundaristas %u2014 54,9% %u2014 tinham idade acima da esperada para a série cursada. Mesmo com a melhora, o indicador de desvio do fluxo escolar do ensino médio é mais alto se comparado com o ensino fundamental. Na segunda metade do fundamental, quando o estudante passa a ter um professor para cada disciplina, o índice é de 28,2%. Nos primeiros anos (que correspondem ao antigo primário), 16,6%.

Para a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a alta quantidade de alunos defasados é reflexo de um passivo de atrasos, de reprovações, de alunos que abandonam e voltam para a escola. %u201CO verdadeiro nó está nos anos finais do ensino fundamental. Lógico que o desenho do ensino médio contribuiu para o resultado ruim, mas é na etapa dois do fundamental que a taxa de aprendizado é menor, quando o aluno sai de um momento favorável nos anos iniciais e a educação começa a perder o jogo%u201D, diz.

Os números também chamam atenção do governo, que considera o ensino médio o maior desafio da educação, hoje. As preocupações se intensificaram no meio ano passado, quando o resultado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que o país estava estagnado justamente nessa etapa do ensino que prepara o estudante para a universidade. E a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) acendeu outro alerta, ao mostrar uma redução no percentual de estudantes com idade entre 15 e 17 anos matriculados nessa etapa da educação básica.
Tags:

publicidade

publicidade