SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada das escolas públicas faz premiação dos alunos vencedores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/06/2013 15:25

Em cerimônia no Rio de Janeiro, foram premiados nesta quarta-feira, 19, com medalhas de ouro, 500 estudantes que participaram da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2012. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da cerimônia de entrega das medalhas.

Outros 902 alunos de instituições públicas foram premiados com medalhas de prata e 3.102 com bronze. Para 40.930, foi reservada menção honrosa. Participaram dessa edição da olimpíada 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas públicas de todo o país.

A competição, realizada desde 2005 pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas.

A Obmep oferece ainda aos medalhistas 4,5 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr. visa a aprofundar o conhecimento matemático dos bolsistas, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões da disciplina.

O ministro Mercadante agradeceu a participação de todos os estudantes e destacou a importância das bolsas de formação. “As bolsas estão garantidas e devem ser de R$ 150”, disse. “Em contrapartida, os bolsistas auxiliarão os demais alunos da escola.”
Tags:

publicidade

publicidade