SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Construção de quadra esportiva reúne estudantes e comunidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/06/2013 18:21

A entrega da quadra de esportes da Escola Municipal Érico de Souza Ferreira, de Águas Lindas, Goiás, tirou de um campinho de terra batida os mais de 900 estudantes que ali se revezavam para jogar bola, sob chuva ou sol quente. Essa é a versão do diretor da escola, professor Manoel Gomes da Silva, que dirige a unidade desde 2004.

Na avaliação do diretor, “o espaço é maravilhoso e totalmente adequado” para as atividades das 820 crianças, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, para a educação integral, e para os 110 alunos da educação de jovens e adultos, que têm aulas e atividades à noite.

A quadra esportiva, construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, é espaço prioritário para os 400 alunos da educação integral, que estão na escola das 9 horas até as 16 horas. Manoel explica que esses estudantes estão divididos em equipes masculinas e femininas de vôlei e futebol, de acordo com a idade. E como a unidade aderiu ao programa Escola Aberta, a comunidade usa o espaço nos fins de semana para oficinas, esportes e outras atividades.

De acordo com o diretor, a quadra foi entregue em dezembro de 2012, mas a empreiteira que fez a obra deixou dois itens inacabados: faltou o aterro de acesso da quadra para a escola e a colocação da calha que recolhe a água do telhado da quadra. Sem a calha, diz o diretor, toda água da chuva cai nas paredes da escola e provoca infiltrações. Faltou também fixar a trave do vôlei para que os times possam jogar com segurança.

Mais espaços
O secretário municipal de Educação de Águas Lindas, Silvério dos Santos, informa que a cidade tem prontas quadras esportivas construídas com recursos do PAC-2 em oito escolas da rede, que a nona quadra será entregue na próxima semana, e mais duas já foram aprovadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo Silvério, as duas próximas quadras serão poliesportivas.

O espaço, explica o secretário, é inteiramente aproveitado tanto pelos estudantes como pela comunidade. A quadra da Escola Érico de Souza Ferreira, por exemplo, sediou o 1º Fórum Municipal de Educação de 2013, que reuniu 500 pessoas. As quadras também permitiram ao município ampliar a oferta de educação integral, porque a falta de espaço para receber os alunos era o principal problema.

Águas Lindas, cidade que tem 18 anos, situa-se na divisa do Distrito Federal com Goiás. Tem 167,4 mil habitantes, segundo o censo demográfico de 2010. É totalmente urbana e carente em serviços básicos, como saneamento, saúde e transportes públicos.

PAC-2
Desde 2011, a construção de quadras esportivas, poliesportivas e a cobertura de quadras existentes em escolas públicas da educação básica estão contempladas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento. Estados e municípios podem pedir recursos do governo federal no Plano de Ações Articuladas (PAR) para escolas de todas as etapas da educação básica, desde que a unidade tenha no mínimo 100 matrículas registradas no Censo Escolar.

Além do recurso, o FNDE fornece o projeto arquitetônico, que pode ou não ser adotado pela prefeitura ou estado. Até 2014, a previsão do governo federal é construir 6.116 quadras e cobrir cerca de 4 mil unidades existentes. Antes de 2011, os recursos para as quadras vinham do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública da Educação Infantil (Proinfância).
Tags:

publicidade

publicidade