Deputado defende revisão no financiamento do transporte público

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/07/2013 11:49

Agência Câmara

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) defendeu há pouco a revisão do financiamento do transporte público no País. Ele foi o autor do requerimento da comissão geral chamada para discutir política de transporte público no Brasil. O tema é um dos itens da pauta de reivindicações das manifestações que têm ocorrido em diversas cidades brasileiras desde o mês passado.

“O transporte é financiado hoje 100% por quem paga a tarifa. Queremos buscar um novo modelo de financiamento e um novo modelo de transporte urbano para o futuro”, disse. O deputado lembrou que apenas quatro cidades no Brasil possuem passe livre.

Albuquerque reclamou que apenas 45% das 38 maiores cidades do Brasil têm um plano de transporte urbano. “É muito pouco, quase 85% dos 180 milhões de brasileiros vivem em cidades.” Segundo ele, as manifestações das ruas são reflexo da falta de planejamento nas grandes metrópoles.

O deputado criticou a prioridade dada pelos governos ao transporte individual, com redução de impostos para automóveis. “Esse privilégio contrasta com a queda de passageiros transportados por transporte público”, reclamou Albuquerque.

O debate prossegue no Plenário.
Tags: