SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Entidade estudantil mobiliza jovens contra restrição de meia-entrada

ANEL pede para que Dilma vete todo o projeto do Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/07/2013 14:51 / atualizado em 22/07/2013 15:10

A Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL) se posicionou contra o Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada. A entidade convocou os estudantes nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza, São Luis, Teresina, Brasília, Campinas, Belém e Florianópolis para sairem às ruas entre 21 e 26 de julho pedirem que a presidente Dilma Rousseff vete o conteúdo do projeto na íntegra.

Na última sexta-feira (19/07) o grupo entreou no Palácio do Planalto uma carta à presidenta Dilma Rousseff exigindo o veto ao projeto do Estatuto da Juventude. Em alguma das cidades em que os protestos foram convocados, as manifestações irão ocorrer na porta de cinemas e teatros. Em outras, haverá a exibição de filmes nas praças com o objetivo de coletar assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto.

Segundo texto aprovado no plenário da Câmara dos Deputados no último dia 10, a meia-entrada em shows, espetáculos e exposições ficará limitada a 40% dos ingressos disponíveis. Além disso, a previsão do projeto é de que, a partir de agora, somente os estudantes matriculados no ensino regular, especial, profissional, e de jovens e adultos poderão ter acesso à carteirinha que dará direito à meia-entrada. Cursos de idioma, por exemplo, estão excluídos.

Agenda de protestos
Em São Paulo será no dia 26/07, às 17h. A concentração ocorrerá na esquina da Avenida Paulista com a Consolação. De lá os manifestantes se direcionarão ao Itaú Cultural, onde se encerrará com atividade lúdica.

Em Campinas, a mobilização ocorre dia 27/07, a partir das 12h. Os estudantes estão programando um "sarau-protesto" com artistas da cidade. A concentração será no Centro de Convivência, no centro da cidade.

Em Belém, no dia 25/07,  será exibido um filme na Praça da República às 17h como forma de protesto. Os manifestantes se concentrarão a partir de 16h.

Em Teresina, no dia 26/07 (sexta-feira) a Anel se une aos estudantes de comunicação de todo o país que estão reunidos para o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom). Lá, a concentração será às 14h na Praça da Bandeira, em frente à prefeitura. De lá, os manifestantes se direcionarão até a Avenida Frei Seracim.

Em Recife, a mobilização ocorre no dia 23/07, às 12h, em frente ao Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Lá, os manifestantes farão uma atividade cultural com coleta de assinaturas para o abaixo-assinado nacional contras a restrição da meia-entrada. Também será exibido um filme.

As demais cidades ainda não fecharam a programação.

Tags:

publicidade

publicidade