SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições para Prêmio Inovação vão até o dia 30 de setembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/08/2013 15:47 / atualizado em 01/08/2013 15:51

Estão abertas até 30 de setembro próximo as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores da educação. Elas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados.

Realizado a cada dois anos, o prêmio identifica e divulga experiências municipais bem-sucedidas por meio do Banco de Experiências em Gestão do Laboratório. Desde a primeira edição, em 2006, foram distinguidas 30 iniciativas. Para este ano, está prevista a premiação de mais dez experiências. Do total de experiências inscritas, 20 serão pré-selecionadas para avaliação in loco. Os contemplados receberão placas e certificado, participarão de encontro formativo para compartilhar experiências e terão palestras ligadas ao tema da gestão educacional.

Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:

Gestão pedagógica

Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.

Gestão de pessoas
Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.

Planejamento e gestão
Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.

Avaliação e resultados educacionais
Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.

“É necessário reconhecer e incentivar as boas iniciativas dos gestores municipais que modifiquem positivamente a realidade local e permitir que outros municípios e a sociedade conheçam essas experiências”, destacou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.

Educação integral

Coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Campinas, São Paulo, Eliana Souza e sua equipe foram premiados na categoria Gestão de Pessoas, com o projeto Formação, Currículo e Avaliação: Trabalho Coletivo para a Educação Integral”. O trabalho foi implementado em 2008 para ampliar a participação dos professores em cursos de formação continuada por meio das horas-projeto — horas remuneradas de trabalho docente.

Segundo Eliana, a socialização de experiências inovadoras é positiva. “O prêmio contribui para podermos conhecer outras experiências, aplicadas em diferentes contextos e realidades do Brasil”, salientou.

Tags:

publicidade

publicidade