SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes aprendem sobre processo legislativo e fiscalização de gastos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/09/2013 15:32 / atualizado em 17/09/2013 15:49

Agência Senado

O Senado abre nesta terça-feira (17), às 15h, mais um espaço para interagir com os jovens. Ao lado de projetos como o Jovem Senador, em que o primeiro selecionado no concurso de redação em escolas estaduais representa por três dias o seu estado, em Brasília, aprendendo o que faz um parlamentar e a importância da sua atividade, a nova iniciativa vai mostrar a alunos de oitava série do ensino fundamental como a população pode participar do processo legislativo e ajudar no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos.

Serão oito encontros, organizados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH),  atingindo no total 240 alunos.O primeiro, nesta terça, deverá ser aberto pela senadora Ana Rita (PT-ES). A turma inicial de 30 alunos do Colégio Marista, localizado na capital federal, será acompanhada por dois professores.

No encontro, além de conhecer o funcionamento da CDH e o processo de legislação participativa, os alunos serão apresentados ao projeto Orçamento Fácil, um conteúdo multimídia de caráter pedagógico, disponível na página do Senado ( www.senado.leg.br/orcamentofacil), que mostra de uma maneira simples como são elaboradas e executadas as principais leis orçamentárias do país.

Os alunos também irão conhecer o orçamento temático que trata das ações federais voltadas para as crianças e os adolescentes, desenvolvido pela Consultoria de Orçamento do Senado em parceria com o Instituto Estudos Sócio Econômicos (Inesc), que atua nessa área.

A reunião da CDH com os estudantes acontece no Plenário 9, da Ala Senador Alexandre Costa.
Tags:

publicidade

publicidade