SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Gestão educacional

Mapeamento define estruturação de secretaria em cidade goiana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/09/2013 12:27

O município de Santa Bárbara de Goiás (GO) implantou, em 2009, o projeto Mapeamento Educacional: Garantindo Condições de Qualidade no Sistema de Ensino Municipal, que definiu a estrutura da Secretaria de Educação. O objetivo principal da experiência foi, paralelamente à estruturação da rede municipal de ensino, fazer o acompanhamento sistemático do processo de ensino-aprendizagem, com avaliação das atividades desenvolvidas nas escolas da rede e criação de uma cultura de aferição dos procedimentos por parte da comunidade escolar.

As etapas de implementação da metodologia de ensino e as estratégias de ação incluíram reuniões das equipes gestoras com a comunidade e conselhos escolares para elaboração de fichas avaliativas.

Como resultado, além da secretaria, as três unidades escolares da rede pública municipal foram organizadas administrativa e pedagogicamente. Constatou-se ainda a melhoria na qualidade do ensino, comprovada pela evolução do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), de 5,1 em 2009 para 5,3 dois anos depois, nas séries iniciais.

Outro resultado alcançado em 2011 foi a conquista do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Segundo a secretária de Educação, Carla Margarida de Souza, o prêmio foi o reconhecimento de um trabalho que o município realiza e que está dando certo. “A comunidade está vendo o projeto com outros olhos, com mais confiabilidade”, destaca.

Hoje, todas as informações sobre o resultado bimestral do projeto estão disponíveis na internet para acompanhamento da comunidade. “Todos os funcionários e alunos da rede pública, bem como os pais, estão envolvidos no acompanhamento e na melhoria da qualidade da educação no município”, afirma Carla.

Prêmio — Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para identificar e divulgar experiências bem-sucedidas das redes e sistemas de ensino municipais, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional chega agora à quarta edição. As inscrições estão abertas até o dia 30 próximo.

Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores do ensino. Elas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados. Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:



  • Gestão pedagógica — Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.



  • Gestão de pessoas — Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.



  • Planejamento e gestão — Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.



  • Avaliação e resultados educacionais — Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.
Tags:

publicidade

publicidade