SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Segundo dia da Feira Capital Estudante destaca orientação vocacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/09/2013 19:39 / atualizado em 20/09/2013 20:38

Palestrantes da segunda edição do Feira Capital Estudante orientavam visitantes na escolha profissional. A feira reunia instituições de diversas categorias relacionadas ao universo do estudante, principalmente do ensino médio e recém-formados na graduação. A programação começou na quinta-feira (19) e segue até sábado, de 9h30 às 20h.
Com o propósito de reunir instituições relacionadas à educação e formação profissional, os organizadores realizam a segunda edição do evento e esperam o público de 30 mil pessoas ao fim dos três dias. Ensino médio, superior, escolas de idiomas, intercâmbio, concursos, orientação vocacional, empresas de estágio, cursos profissionalizantes e cursos preparatórios categorias de empresas estavam presentes exibindo opções de ensino e profissão aos estudantes.

Ronaldo Silva/Divulgação
Além dos expositores, que ocupam todo o perímetro do shopping Pátio Brasil, a feira oferece palestras com diversidade temática, que varia de dicas para o vestibular, raciocínio lógico para concurso e empreendedorismo. A estudante do 2º do ensino médio Tatiane Pereira, 16 anos, conta que se dedicará mais ao futuro. Ela participou da palestra sobre o Desafio universitário empreendedor e pretende a abrir uma empresa de contabilidade.
Em muitos expositores, visitantes poderiam experimentar um pouco do universo de cada área. Bruna Vidal, 16 anos, e Karoline Ferrreira, 16, estão no primeiro ano do ensino médio e contam que as informações as ajudaram a descobrir com o quê se identificam. No entanto, confessam que se encantaram com os jogos que algumas escolas de design ofereciam e em conhecer o corpo humano com os bonecos das escolas de medicina.
Durante a palestra Profissão, carreira e vestibular. Como vencer estes desafios?, Thiago Carlos Costa, mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Centro Humanus de Psicologia, advertiu aos visitantes a não focarem na renumeração na hora de escolher o caminho profissional: “É se conhecer e ter paixão. Quem tem, se destaca”. O coordenador do curso de enfermagem da Faciplac Alexandre Freire Jorge acrescentou que também é importante que o profissional faça outras atividades: “Vá aprender um instrumento, fazer um trabalho social”, estimulou.
As informações eram úteis também a profissionais já instalados no mercado e que buscavam alternativas. Bruno Borges, 26 anos, é jornalista e estava em busca de novidades de estudo no exterior e oportunidades diferentes no mercado. “Também para me informar sobre a visão das novas empresas para os estudantes”. Ele conta que tem interesse em ser piloto comercial. Tatiana Almeida dos Santos, 28 anos, e Elisama Priscila Barroso, 29, acompanhavam estudantes do curso técnico de secretariado e se cadastram em instituição de estágio quando caminhavam pela feira.
Luiz Philippe Pitrez, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, fez orientação vocacional durante o evento e descobriu que poderia seguir na área do direito. “ Eu vim para tomar um rumo. Gosto muito de aeronáutica, engenharia e direito. Mas gosto de lidar com pessoas”.
Ronaldo Silva/Divulgação
“Querer é uma coisa, buscar é outra”, alertou a visitante da feira, Kennya Anitta Costa. Ela é promotora de eventos e relata que aprendeu a buscar um caminho certo e aproveitar as oportunidades. O psicólogo Thiago Carlos Costa avisa: “é importante reconhecer que há dificuldades. Você vai levar muito não".

O editor-executivo do Correio Braziliense Carlos Alexandre ministrou palestra sobre O desafio de escolher uma profissão esta noite. “O mercado é complexo e oferece muitas opções, dentro e fora do Brasil. É fundamental que o jovem se informe o máximo possível, de diferentes fontes, antes de definir seu caminho profissional”, diz. O jornalista e escritor Caco Barcellos conversa com os estudantes nesta noite, a partir das 20h, no Pátio Central do shopping. Amanhã, no mesmo horário, será a vez de Maria Paulo Fidalgo, humorista, psicóloga e escritora.


Anote
» Data: de 19 a 21 de setembro, das 9h às 20h
» Local: Pátio Brasil Shopping (SCS)
» Atrações: atividades, seminários e estandes para guiar recém-saídos ensino médio e superior nas escolhas acadêmicas e profissionais.
» Palestras: Caco Barcellos (sexta-feira) e Maria Paula (sábado).
» Entrada franca
» Classificação indicativa livre
» Programação completa no site da Feira Capital Estudante

Tags:

publicidade

publicidade