SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Dez anos de Bolsa Família são comemorados com debates

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/09/2013 17:04

A relação entre o programa Bolsa Família e educação é tema de palestra realizada nesta quinta-feira, 26, em Brasília. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o evento faz parte do ciclo de debates sobre os dez anos do programa.

De acordo com a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, o Bolsa Família não apenas traz para a escola, mas nela mantém, crianças cujas condições familiares desestimulam sua permanência.

“As crianças destas famílias vinham e, as que conseguiam chegar, tinham vida curta na escola. Viam-se muitas reprovações e saídas extemporâneas. O Bolsa Família tem nos ajudado a enfrentar esta questão”, afirmou.

Para receber o benefício do Bolsa Família é exigido que os filhos entre 6 e 15 anos de cada mulher beneficiada pelo programa estejam matriculados na escola. A condição inclui o esforço para que crianças e adolescentes não apenas se matriculem, mas mantenham frequência mínima de 85% da carga horária, acima do patamar exigido na rede de ensino, que é de 75%. A cada dois meses, o governo monitora a frequência escolar de 15 milhões de crianças e jovens no programa.

O acompanhamento constante da frequência e as condições colocadas trazem resultados. A taxa de aprovação dos estudantes do Bolsa Família vem crescendo de maneira constante. Passou de 80,5%, em 2008, para 83,9%, em 2011. Já a taxa de abandono em 2011 foi de 2,9%, enquanto a média nacional foi de 3,2%.

O debate conta com a participação de representantes dos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes da sociedade civil. O objetivo é aprofundar a discussão sobre os desafios ainda presentes para efetivação do direito à educação das crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e sua relação com as políticas educacionais.

O ciclo de palestras contará, até o final do ano, com debates sobre Bolsa Família, Saúde e Consumo Alimentar, em 17 de outubro, em Salvador; Bolsa Família, Desenvolvimento Regional e Pobreza, em 20 de novembro, em Fortaleza; e Gestão de Políticas Sociais: 10 Anos do Bolsa Família, no dia 10 de dezembro em Recife.

 
Tags:

publicidade

publicidade