SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasileiros conquistam medalhas de ouro e prata em Olimpíada de Matemática

A premiação dos estudantes será na noite desta sexta-feira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/09/2013 11:51 / atualizado em 27/09/2013 19:37

Ana Paula Lisboa

Arquivo pessoal
Rodrigo Ângelo, estudante de São Paulo de 17 anos, acertou todas as questões da prova da 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática no Panamá e vai trazer a medalha de ouro para casa por ter conquistado 42 pontos no desafio. Outros jovens brasileiros, Franco Matheus Severo, 17, Victor Reis, 16, e Rafael Miyazaki, 18, obtiveram respectivamente 41, 40 e 35 pontos, e ganharão medalhas de prata.
Na Cidade do Panamá, os jovens passaram por uma bateria de provas individuais na terça (24) e na quarta-feira (25) sobre álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. Depois do trabalho duro, os estudantes aproveitam esta sexta-feira (27) para fazer passeios turísticos. À noite, ocorre a premiação. No sábado (28), eles retornam ao Brasil.
Rodrigo, Franco, Victor e Rafael concorreram com outros 74 competidores, com idades entre 13 e 18 anos, de 20 países da América Latina, além de Portugal e Espanha. Eles foram liderados pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro, e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo.
O somatório das notas dos representantes brasileiros totaliza 158 pontos, o que garante o primeiro lugar na competição pelo segundo ano consecutivo. Logo atrás, ficaram as equipes de Portugal, com 154 pontos, e México, com 153.
A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática populariza a ciência e a destaca jovens talentos da matemática. O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje: desde 1985, os brasileiros conseguiram 101 medalhas, dentre essas 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze. A 29ª edição da competição será em Honduras.
Para participar, é necessário competir primeiro na Olimpíada Brasileira de Matemática, competição anual que ocorre em escolas particulares e públicas do Brasil. Para mais informações, acesse o site.
Tags:

publicidade

publicidade