Estudantes participam de competição de robótica durante mostra de ciência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2013 12:07

Mariana Niederauer

Mariana Niederauer/Esp. CB/DA Press
Novo Hamburgo (RS) - Estudantes de mais de 30 escolas participam do Festival de Robótica 2013, que ocorre esta semana durante a 28ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Nesta terça-feira (22/10). Este ano, todas as instituições participantes são do Rio Grande do Sul. O festival reúne competições para alunos de nível fundamental, médio e técnico. Também serão promovidas durante o evento oficinas de iniciação a robótica utilizando materiais reciclados e software livre e durante todo o festival será realizada uma mostra de projetos de robótica educacional desenvolvido pelas escolas.

Os estudantes do 8º ano do ensino fundamental do colégio Marista de Santa Maria Erisa Hein, 12 anos, Gabriel Figueira, também de 12 anos, e Vitor Beltrame, 13, participam da competição. “Eu sempre gostei de robótica e ajudei a montar e a programar o robô”, conta Gabriel. A equipe montou um robô que garras que realiza um percurso onde precisa executar determinadas tarefas, como reunir peças de Lego. Para Erisa, tudo foi uma novidade. “Achei legal trabalhar com tecnologia e coisas novas. Eu não conhecia essas coisas e queria ter a experiência. Depois que conheci, gostei muito”, afirma. Vitor, por outro lado, já estava familiarizado com a área. “Desde pequeno tenho interesse em eletrônica. Comprei algumas peças em uma loja e montei uma lanterna em casa”, relata.

O professor de robótica do colégio, Márcio Giacomini, explica que a competição ajuda a mostrar para os alunos a importância dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Eles conseguem ver a importância das matérias que eles desconfiam que não vão usar para nada, como matemática e física.” Além disso, o professor destaca que a o torneio contribui para o desenvolvimento pessoal, por permitir que eles enxerguem qualidades neles mesmos e nos colegas ao desempenhar cada uma das atividades exigidas.

A jornalista viajou a convite da Fundação Liberato

Tags: