SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Belo Horizonte e Contagem recebem cinco mil estudantes secundaristas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/11/2013 17:58

Entre 28 de novembro e 1º de dezembro, a União Brasileira de Estudantes Secundatistas (UBES) promoverá o 40º Congresso em Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais. O evento reunirá o movimento estudantil brasileiro do ensino médio, fundamental e técnico, além de intelectuais, ativistas, políticos, artistas e esportistas.

Cerca de cinco mil alunos de grêmios escolares do país vão debater questões políticas sobre educação, cultura, comunicação. O encontro também vai definir os rumos e posicionamentos do movimento para 2014 e eleger a nova presidência da UBES para os próximos dois anos.

O Congresso terá uma maratona de grandes debates, atos públicos, passeatas e plenárias nas duas cidades. Entre os convidados estão os ministros da Educação, Aloizio Mercadante , e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel ; o médico Drauzio Varella; a estudante Isadora Faber (criadora do blog Diário de Classe), o jogador de futebol Alex, do Coritiba, o ex-judoca João Derly e o representante da Mídia Ninja/Fora do Eixo Pablo Capilé. Todas as atividades são abertas ao público.

A programação completa pode ser conferida no site da UBES na internet. www.ubes.org.br.

Manifestação pela educação
Em 30 de novembro, a Ubes fará, com apoio dos m ovimentos sociais de Minas gerais, em 30 de novembro uma manifestação pelas ruas de Belo Horizonte. O ato será em defesa dos avanços para a educação pública brasileira. Após a recente aprovação da lei que destina 75% dos royalties do petróleo e recursos do pré-sal para o setor educacional, os estudantes e movimentos lutam pela garantia de 10% do PIB aplicados nessa área, a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação bastante lenta no Congresso Nacional.
Tags:

publicidade

publicidade